Como não perder as suas habilidades sociais ao trabalhar em casa
Quando você monta o seu home-office e começa a trabalhar em casa, cercado de tudo o que mais gosta e confortável em seu próprio reino, tudo é lindo. Mas, passado algum tempo, você pode vir a ser invadido pela chamada “solidão freelancer”.
O conceito já foi tema de um programa antigo nosso mas volta agora com um desdobramento interessante: quais são os prejuízos comerciais e pessoais que esta “síndrome” pode acarretar e, mais importante, como combatê-los?
Como é esse processo da vida do profissional que trabalha em home-office?
São vários os motivos e razões mas, em resumo, este distanciamento do contato social pode começar quando você encara uma longa jornada em casa para dar conta de tarefas como um projeto operacional de média duração, ou se prepara para cumprir uma tarefa pessoal (mestrado, livro, composição etc) ou ainda está focado na construção do seu negócio.
Daí, o processo que começa imperceptível e vai se avolumando, devora aos poucos as relações pessoais, comerciais e até mesmo o seu contato com o mundo. Sabe aquela sensação de estar por fora no papo da mesa do bar? Então, é essa síndrome se manifestando na vida do profisisonal que trabalha em home-office.
A boa notícia é que tem formas de evitar isso. A busca por equilíbrio e o papo aberto com quem está em volta, para saber se seu comportamento está atrapalhando o andamento normal da vida, são duas das dicas. Mas, temos outras. É só clicar no PLAY e ouvir!
Só para você entender, o Sala101 é um dos dois podcasts do Carreirasolo.org, projeto que há 12 anos dá apoio incondicional a quem quer empreender — seja na forma de uma empresa ou mudança de vida. Se você quiser retribuir este apoio, conheça a Equipe de Patrões do Carreirasolo.org, nossa página no Patreon. A ideia é alçar voos mais longos com o blog e seus dois podcasts e recompensar os apoiadores com conteúdos exclusivos e até 1 hora mensal de meu tempo como mentor e orientador de carreira.