Ilustração: Joviana Marques (www.joviartwork.com.br)

Está gostando? Então assine embaixo

Mauro Amaral
SobreNós
Published in
4 min readDec 10, 2017

--

por Mauro Amaral

A esta altura, se você é nosso futuro novo cliente, já empreendeu uma boa caminhada comigo e minha equipe. Já nos conhecemos, fizemos uma ótima reunião de briefing, compartilhamos aquele momento mágico de montar uma Estratégia de Conteúdo, vimos nascer a equipe e até testamos, pra valer, tudo o que combinamos em um projeto piloto.

Estamos, portanto, ansiosos para que seu projeto de conteúdo de alto volume comece. Mas, antes disso, precisamos sentar e formalizar quais serão as nossas obrigações a partir daqui. Isso vai se dar obviamente, alguns degraus acima dos e-mails que trocamos e reuniões que tivemos. Vamos celebrar um contrato de prestação de serviços.

Nele, teremos cláusulas para toda e qualquer situação que poderá surgir no decorrer de seu período de vigência. Quais são as obrigações da contemconteudo.com, que entregas faremos, qual o seu valor unitário e global, que responsabilidades financeiras você como cliente tem com a gente e como irá quitá-las. Enfim, todo o arcabouço de uma relação comercial, que será avaliada (e espero rapidamente aprovada) por seu departamento jurídico e assinada por quem é de direito para, então, valer por um período determinado.

Ouça o podcast deste capítulo. Assine no iTunes ou Android em www.avozdamarca.com.br e não perca os novos episódios.

Período determinado. Aqui nasce o sucesso do projeto

A duração deste período é o primeiro dos dois grandes temas que gostaria de abordar aqui. Entenda que projetos de alto volume de conteúdo precisam de tempo para acontecer. Ainda que multipliquemos a equipe por “n” integrantes, existe um tempo mínimo para que bom conteúdo seja pesquisado, editado e publicado. Além do que, precisamos de pessoas dos dois lados para medir seu engajamento e propor melhorias pontuais.

De forma aproximada — mas empiricamente testada — entendo que um bom projeto de conteúdo precisa nascer de uma relação comercial consolidada no contrato que citei com duração mínima de seis meses, instantaneamente renováveis por mais seis.

Essa cobertura de um ano é importante para e-commerce, principalmente para nos dar a chance de testar toda a variedade de datas sazonais que temos, como Dia dos Pais, das Crianças, das Mães, Natal e Black Friday.

É claro que, como qualquer contrato de prestação de serviços, podemos ter uma cláusula de renovação automática que vai pontuar a nossa participação por um ou mais anos. Sem problemas quanto a isso! :D Mas, de forma inicial, este período de seis meses a um ano é o mais indicado.

Outro ponto tem a ver com todas as vantagens inerentes a uma relação de prazo maior. O próprio fato de estarmos debaixo de um contrato que nos garante a produção de conteúdo de forma continuada, existem outros atributos e diferenciais em relação a outras formas de atuação.

  1. Contratos de médio prazo como esses nos garantem segurança para toda a equipe e contratações mais calculadas;
  2. Demandas contínuas incrementam as curvas de aprendizado da equipe que, com fluxo contínuo, performam melhor;
  3. Contratos geram custos menores. A conta é simples: descontos por volume!
  4. Nossa ferramenta proprietária (vamos falar já, já, sobre ela) foi pensada para contratos de longa duração.

E, claro, confiança. Na contemconteudo.com, eu treino e mantenho as equipes motivadas há quase dez anos. E, acredite, uma das primeiras perguntas que todos fazem é: de quanto tempo é este contrato? Ou seja, formalizar é tranquilizar. E tranquilizar a equipe é a melhor forma de produzir o melhor conteúdo.

E, por falar em paz de espírito, ter uma boa dose dela é fundamental para iniciar, conduzir e concluir nossa próxima fase. Cerimônias são importantes. Sempre.

--

--

Mauro Amaral
SobreNós

A conexão direta entre o fluxo da minha consciência e os ouvidos da sua. mauroamaral.com no Spotify