Sobre o valor da reunião de kick-off
por Mauro Amaral
De tempos em tempos, é preciso reunir todo o time de forma presencial para um alinhamento de expectativas e, claro, início dos trabalhos após a formalização. É em nossa reunião de kick-off que podemos enxergar, após a aplicação do projeto piloto e da formalização do contrato, um panorama geral do trabalho que nos espera.
Tudo até aqui foi uma preparação para a geração de projetos de conteúdo de alto volume. Entender a demanda, a partir de um briefing detalhado, montar a equipe, rodar um projeto piloto, enfim, cada fase foi a preparação para a próxima e todas convergem para este momento.
Aqui podemos encarar a situação por dois ângulos. O primeiro é mais conceitual, digamos assim. Se você fizer uma lista de leitura do que foi publicado recentemente sobre como o cérebro humano funciona, vai esbarrar aqui e ali com a nossa capacidade única de reconhecer padrões.
Olhamos para o céu de dia, e as nuvens são animais. E, quando fazemos isso à noite, as estrelas são carruagens ou ursas gigantes. Nos rostos de parentes e amigos, conseguimos ler emoções porque já as temos catalogadas em nossa memória. E, claro, em textos como esses, lemos muito mais pelo FORMATO das palavras do que pela junção de letras e sílabas como fazem as crianças em seu processo de alfabetização. Ou seja, ansiamos por padrões para nos sentirmos confortáveis e, por que não dizer, humanos.
Pois bem. A principal função da reunião de kick-off é fornecer este padrão à percepção de todos os envolvidos. Um momento corporativo clássico no qual tudo o que foi tratado até aqui vai, finalmente, entrar na cabeça de todos.
E, claro, existe uma dimensão mais prática e tática, por que não dizer. Neste aspecto, eu poderia elencar diversas vantagens:
- Consolidar o entendimento sobre o volume pretendido e das ferramentas utilizadas para que isso aconteça;
- Ter a chance de, em muitos casos, reunir as suas equipes para tomarem conhecimento AO MESMO tempo de tudo o que planejamos;
- Captar insights e diretrizes de última hora para parametrizar nossa plataforma e treinar as equipes;
- Zerar os cronogramas de entregas para melhor gestão do projeto;
- Montar um cronograma de médio e longo prazo de toda a duração do contrato, prevendo momentos de maior demanda.
Por fim, celebrar a reunião de kick-off é a maneira mais indicada de não só registrar toda a jornada até aquele momento, como uma maneira ultra-produtiva de estabelecer bases seguras para as duas próximas fases muito importantes e quase simultâneas: a parametrização das ferramentas e o treinamento final das equipes do projeto, tanto no cliente quanto na Contém Conteúdo.
A série de artigos “Alto Volume” foi criada por Mauro Amaral, Head of Content da contemconteudo.com. O material pode ser distribuído livremente, desde que citada a fonte.