Ilustração: Joviana Marques (www.joviartwork.com)

Treine, treine e treine. Todos os dias

Mauro Amaral
SobreNós

--

por Mauro Amaral

Eu comento pouco sobre isso, mas, dos seis aos 26 anos, uma das minhas principais atividades era a de… pianista clássico. Uma fase bem interessante da vida, que me levou a fazer grandes amigos e, claro, ouvir de tudo o que você imagina. Mas, embora tenha todo um lado divertido e recompensador, qualquer apresentação, por mínima que fosse, escondia horas e horas e horas e horas de… exercícios.

Escalas, aquecimentos, a peça a ser tocada em si. E, mais pra frente, quando enveredei por searas mais populares, o entrosamento com os outros integrantes da banda, enfim, até seis horas por dia treinando. Acho que levei um pouco dessa fase comigo. Na verdade, tenho certeza.

Ouça o podcast deste capítulo. Assine no iTunes ou Android em www.avozdamarca.com.br e não perca os novos episódios.

Por isso, é tão comum as equipes que coordeno receberem não um, mas diversos treinamentos ao longo do processo de um ou mais projetos de produção de conteúdo em alto volume. Não é que eu queira ir à forra. É que sei como isso é importante para um trabalho bem feito. E para ser aplaudido no final.

Ao mesmo tempo em que estou a parametrizar todas as ferramentas e plataformas necessárias, acontece a primeira fase deste treinamento. Na verdade, ela acontece a qualquer momento. Mas vamos combinar que ela pode acontecer agora, TAMBÉM? Obrigado!

Primeiro, a difícil tarefa de mostrar a pessoas alfabetizadas que sempre dá para aprender a escrever novamente.

Não é fácil e, às vezes, encontro alguma resistência quando ofereço a primeira fase de nosso treinamento. Nela, os redatores e demais integrantes do projeto, caso não tenham familiaridade com comércio eletrônico, entendem como é produzir para um mix de produtos e datas sazonais, entre outras coisas.

Faço isso com alguns artigos e também — e cada vez mais — com vídeos explicativos, tutoriais ou com a minha cara mesmo aparecendo e contando detalhes importantes sobre como, por exemplo, “pensar na situação” antes de escrever, “lembrar que você está trabalhando com mix de produtos” e outras coisas mais.

Alguns dos artigos que meus redatores precisam ler antes de trabalhar em qualquer projeto:

A segunda fase fala a língua do projeto do cliente.

Depois de entender o básico da coisa, a gente passa para uma segunda fase. Nela, normalmente na forma de vídeos tutoriais, eu apresento as bases da Estratégia de Conteúdo do cliente e como ele vai transformar estes direcionamentos em bom conteúdo. Além disso, claro, aproveito para dar uma dicas de como usar o Flow “like a PRO”. E, para isso, não tem forma melhor: pego o aluno pela mão e fazemos juntos uma das peças em questão do zero. Tem funcionado muito bem. E, quando o assunto é volume, um treinamento desses elimina instantaneamente 250 mil e-mails que eu levaria para explicar.

Do outro lado do balcão, a dupla de coordenadores (e demais integrantes) também recebeu treinamento presencial ou em vídeo sobre o funcionamento do Flow e nossa forma de trabalhar com as ferramentas de terceiros. E, normalmente, a gente é também treinado nos pormenores da plataformas nativas que serão usadas pelo portal ou aplicativo que nos contratou.

O mais legal de pontuar aqui neste momento é que o treinamento não é um momento estanque quando, a partir de 15 ou 20 minutos de apresentação, alguém se torna expert em algo. Mais — e muito melhor — do que isso, é o início de um compromisso de sempre querer melhorar aquela entrega. Isso fica mais claro quando você, se for um redator, diretor de arte ou cadastrador da minha equipe, receber alguns vídeos semanais de dicas ou puxões de orelha sobre a última entrega. #pas

Sim, agora posso dizer que estamos prontos para começar a entrega de conteúdo em alto volume. Com todas as ferramentas parametrizadas e equipes treinadas, é hora do show. Só que eu já contei para vocês sobre a “Semana Mágica”? Não? Então, senta que lá vem história. Mas só no próximo capítulo.

--

--

Mauro Amaral
SobreNós

A conexão direta entre o fluxo da minha consciência e os ouvidos da sua. mauroamaral.com no Spotify