Minas Summit: maior evento de inovação corporativa de Minas Gerais espera 8 mil visitantes e 1,5 mil startups em dois dias de evento

maya
mayapr
Published in
5 min readJun 26, 2024

Em sua segunda edição, evento terá cerca de 300 painelistas em seis palcos simultâneos entre os dias 26 e 27 de junho, no Minascentro, em Belo Horizonte

Crédito: BS Fotografias

A BH Tech Week movimenta a cena de inovação na capital mineira na última semana de junho. Entre os dias 24 e 27, a cidade se torna um grande palco para a economia digital. O destaque da semana é a segunda edição do Minas Summit, maior evento de inovação corporativa de Minas Gerais que, em 2024 acontece nos dias 26 e 27 de junho, no Minascentro. Em sua segunda edição, vai reunir cerca de 300 painelistas em 80 horas de conteúdo inspirador. A expectativa é receber 8 mil visitantes e 1,5 mil startups. Para participar, os ingressos podem ser retirados no site www.minassummit.com.br

A iniciativa do Grupo FCJ, do Órbi Conecta e do San Pedro Valley conta com uma rede de patrocinadores que apostam na inovação, entre empresas mineiras, nacionais e multinacionais.

“A ideia, nesse ano, é ir além da inovação que acontece entre as montanhas de Minas. O evento dobra de tamanho em palcos, em participação de 50 embaixadores de todos os estados brasileiros e suas caravanas, incluindo nomes que são referências no país e fora. “Somos um time grande de curadores, que incluem como parceiros, a TroposLab, Overdub, 100 Open Startups, Novo Agro Ventures e Baanko. É uma estratégia de proporcionar mais diversidade no evento”, afirma Dany Carvalho, CEO do Órbi Conecta.

Entre os patrocinadores do Minas Summit 2024 estão Anjos do Brasil, ArcelorMittal, Atlantic Hub, Azul Linhas Aéreas, Band Minas/Band News, Be Fly, Belotur/PBH, Board Academy, CDL BH, CODEMGE/Governo de MG, Cotemig, CRA MG, Drummond, Eletromidia, Escalab, FGV, Framework, Gasmig, Grant Thornton, Grupo Anima — Una e Casa Uma, Huawei, Integração Ventures, Ops Team, Putz, Sucos Tial, Tik Tok e Yazo.

No Minascentro, serão seis palcos. Entre os nomes, destacam-se Paulo Justino, CEO e fundador do Grupo FCJ; Dany Carvalho, CEO do Órbi Conecta; o head de inovação da ArcelorMittal, Rodrigo Carazolli, a gerente de novos negócios da ArcelorMittal, Giovanna Orsi e Victor Wanderley, CEO da Sucos Tial. Entre os representantes de grandes empresas de tecnologia, participam Berthier Neto, diretor sênior de engenharia do Google; Alexandre Oliveira, Digital Natives do Google Cloud; Zaima Milazzo, vice-presidente de tecnologia e evolução digital da Algar Telecom; Wanderson Prates, Partner Business Development na Huawei e Marcos Gurgel, diretor de “Corporate Ventures, Open Innovation e Jet Skis” do IFood. Entre as lideranças de startups, estão Rodrigo Cartacho, cofundador e board member da Sympla; Daniel Costa, cofundador, chairman e head of People da Blip; Mônica Hauck, CEO e fundadora da Sólides; Marco Aurélio Cesarino, cofundador da Embraer X. Também participam Mariane Takahashi, CEO da Associação Brasileira de Startups (ABStartups) e Paulo Emediato, CMO e Ecosystem na Oxygea Ventures.

Também marcam presença no evento palestrantes de empresas públicas, integrantes do Sistema S e de organizações da sociedade civil na vanguarda da inovação, como Andrea Motta, UK Brazil director tech hub do Governo Britânico; Karoline Tenório, gerente da unidade de desenvolvimento tecnológico da COPASA; Pedro Saliba, head de corporate venture do Banco do Brasil; Lina Volpini, head de inovação e competitividade no Sebrae Minas; Igor Manhães Nazareth, da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial e Daniel Leipnitz, presidente do Conselho da Associação Catarinense de Tecnologia. O evento também conta com palestras de Danilo Herculano, head de Investidores, M&A e Novos Negócios do Banco Bmg; Débora Saldanha, head de inovação do Clube Atlético Mineiro; Henrique Portugal, ex-tecladista do Skank; Larissa Sant’ana e Product Expert do Inter.

Entre os principais temas a serem discutidos estão o fomento à inovação, a escalabilidade de iniciativas de ESG para negócios de impacto, a revolução da IA Generativa, os desafios e as soluções do empreendedorismo, a energia limpa, as redes sociais para negócios, a digitalização da moeda, os ecossistemas de inovação regionais, as no mercado brasileiro e a expansão internacional.

“O Minas Summit é reconhecido por promover aprendizado dinâmico e interativo e, com essa ampliação, queremos atrair um público maior e mais diverso. Esperamos trazer empresas de diversos segmentos e democratizar o acesso à tecnologia e inovação”, conclui Paulo Justino, fundador e CEO do Grupo FCJ.

Esquenta Minas Summit e BH Innovation Tour

Nos dias anteriores ao Minas Summit, ainda como parte do BH Tech Week, várias iniciativas de inovação e empreendedorismo digital movimentam a semana, com participação do BH-Tec, P7 Criativo, Casa UNA, Silicon Drink About, Agência MayaPR e Casa Fundamental.

No dia 25 de junho e também como parte da BH Tech Week, o Órbi Conecta sedia, às 10h30, o painel “Construindo reputação na imprensa: PR e outras oportunidades para marcas se inseriram na mídia brasileira”, que reúne referências do jornalismo em economia, negócios e inovação em Belo Horizonte. À tarde, acontece o Esquenta Minas Summit, um dia de programação gratuita e aberta na sede do Órbi Conecta, com palestras com embaixadores do Minas Summit, proporcionando oportunidades de networking e colaboração.

No mesmo dia, o BH Innovation Tour percorre pontos importantes do ambiente de negócios na capital mineira. Realizado com o apoio da Localiza&Co, do Localiza Labs, da Sympla e da Befly, o tour vai passar por instituições e empresas líderes de mercado em BH e são bem-vindos empreendedores digitais, membros de startups, executivos da área de inovação e todos os interessados em entrar neste universo da inovação. “Esse evento foi planejado para gerar uma experiência imersiva com foco na construção de uma inteligência coletiva sobre inovação aberta a partir de cases reais”, explica Dany Carvalho, CEO do Órbi Conecta.

Minas como polo inovador

Um mapeamento da Associação Brasileira de Startups, apontou que Minas Gerais é o terceiro estado do país com a maior concentração desse tipo de empresa, com 9,5% das startups do país, ficando atrás apenas de São Paulo (32,5%) e Santa Catarina (12,6%). Segundo a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, o número de startups saltou de 365 empresas em 2015 para cerca de 1.250 em 2022: mais que triplicou.

Minas também é o 4º estado mais inovador do Brasil, como mostra a última edição do Índice FIEC de Inovação dos Estados. Realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará, o levantamento avalia a disponibilidade de recursos para que a inovação ocorra, o que envolve a criação de produtos, os processos ou negócios inovadores, como também leva em conta as consequências do processo inovador. Segundo o Sistema Mineiro de Inovação (Simi), o ecossistema de inovação no estado é composto por mais de 2 mil organizações em 190 cidades, como startups e empresas de base tecnológica.

Em 2023, a primeira edição ultrapassou as expectativas ao alcançar mais de 4 mil participantes, mais de 100 palestrantes e painelistas, mais de 900 startups e mais de 20 horas de conteúdo. O evento contou com representantes de grandes corporações, universidades, instituições governamentais e empreendedores.

--

--

maya
mayapr
Editor for

estratégia, assessoria de imprensa e produtos editoriais