[Produção MAYA] “Manual de narrativas atípicas: pessoas autistas e neurodivergentes”

maya
mayapr
Published in
3 min readMay 23, 2024

Você já leu sobre neurodiversidade e autismo? E já precisou escrever a respeito? Será que o que foi dito e repetido contribuiu para a inclusão ou fomentou o preconceito? Jornalistas e produtores de conteúdo são capazes de promover relevantes debates e transformações na sociedade e, para isso, é essencial se cercar de boas fontes, estudos e informações confiáveis, principalmente quando falamos de minorias.

https://issuu.com/mayapr.br/docs/manual_de_narrativas_ati_picas_pessoas_autistas_e?fr=xKAE9_zU1NQ

Segundo números da década passada, ainda sem atualização, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que o Brasil tenha cerca de 2 milhões de pessoas com o Transtorno do Espectro Autismo (TEA). Um estudo de 2023 do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças do governo dos EUA), porém, aponta uma prevalência de 1 em 36, ou seja, 2,78% da população. A Revista Autismo, num artigo, calculou esse número para a realidade brasileira e chegou a uma estimativa de pelo menos 6 milhões de autistas no país, entre crianças, jovens, adultos e idosos. Mas o Brasil ainda não tem número oficiais de prevalência.

O estudo “Retratos do Autismo no Brasil em 2023”, realizado em 2023 pelas startups Genial Care, em parceria com a Tismoo.me, e divulgado pelo CanalAutismo.com.br (o site da Revista Autismo), apontou que 73% das famílias têm dificuldades financeiras para arcar com os custos do tratamento. E, ainda, conforme o Programa Neurodiversidade no Trabalho, desenvolvido na Universidade Stanford (EUA), entre 16% e 20% da população mundial é neurodivergente — índice que vem sendo adotado por diversas nações.

https://issuu.com/mayapr.br/docs/manual_de_narrativas_ati_picas_pessoas_autistas_e?fr=xKAE9_zU1NQ

Os dados podem ser considerados incipientes, mas já revelam a importância de reconhecer e abraçar a neurodiversidade, em diferentes contextos sociais, como ambientes de trabalho, estudos e lazer, sejam públicos ou privados. É um tema que vem ganhando algum espaço nas rodas de conversa e na imprensa. E esperamos que ocupe cada vez mais espaços!

Por isso, esse material, criado pela Consultoria Maya, Redes Cordiais, Órbi Conecta e Tismoo, vem auxiliar jornalistas, produtores de conteúdo, influencers e demais interessados em como, nesse momento, abordar o tema da melhor forma possível.

Sinalizamos “nesse momento” porque entendemos que podemos evoluir o discurso cada vez mais, esse é um material que sempre estará aberto a atualizações.

O manual é parte de uma ação iniciada pela Maya em abril de 2024.

A Consultoria Maya, em parceria com a Universidade Corporativa Korú, e apoio da startup Tismoo܂me e do Órbi Conecta, realizou a pesquisa “Neurodiversidade no Mercado de Trabalho”, que apontou a falta de conhecimento circulante acerca da neurodiversidade. O estudo, feito a partir de uma base de 12 mil estudantes e profissionais ligados à Koru, foi divulgada em 2 de abril, estabelecido desde 2007 pela ONU como o Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo.

Leia mais aqui.

--

--

maya
mayapr
Editor for

estratégia, assessoria de imprensa e produtos editoriais