Suri usa inteligência artificial para criar lojas dentro do WhatsApp e faz empresas brasileiras lucrarem milhões

maya
mayapr
Published in
5 min readJul 1, 2024

Fundada em Fortaleza (CE), a startup Suri está presente em todo o país por meio do Suri Shop, uma plataforma que cria lojas completas dentro do WhatsApp de forma simples e com alta conversão de vendas

Da dir. para a esq.: Thiago Amarante, CEO, Melina Brito, Diretora de Marketing, e Marlos Távora, Diretor de Receitas da Suri

Uma startup de Fortaleza, Ceará, está na vanguarda do uso de Inteligência Artificial para o e-commerce. A história da Suri (www.suri.ai) é uma narrativa de amizade, visão empreendedora e determinação para criar uma solução que vem impactando vendas online de empresas de diferentes portes em todo o país. Com cases de sucesso na trajetória, a Suri tornou-se amplamente reconhecida como desenvolvedora de lojas dentro do WhatsApp, a plataforma de comunicação mais utilizada pelos brasileiros. Segundo a Meta, o Brasil conta com cerca de 197 milhões de usuários do WhatsApp. Outro levantamento, realizado pela agência We Are Social, revela que cerca de 93,4% da população brasileira conta com uma conta no aplicativo de mensagens.

O crescente domínio do WhatsApp como plataforma de comunicação no Brasil foi o ponto de partida para o desenvolvimento da solução Suri Shop. “O próprio presidente do WhatsApp, Will Cathcart, disse recentemente em entrevista que ‘o Brasil é o país do WhatsApp’. Isso porque temos o maior uso per capita do mundo e, apesar de sermos o 3º país em número de usuários, perdendo apenas para a Índia e a Indonésia, somos o 1º no ranking dos que mais envia mensagens e, de longe, o país que mais envia áudios; 4 vezes mais do que qualquer outro”, comenta Thiago.

Hoje, a Suri já soma 3 bilhões de mensagens trocadas em seu servidor, 20 milhões de pessoas atendidas e 1,3 mil empresas de todo o país usando seus recursos para potencializar as vendas online e trazer mais comodidade no atendimento ao cliente, entre elas: Newland, Grupo Linhares, Freitas e Multilaser. “Somos fruto do ecossistema de inovação do Ceará e hoje, como um dos principais players do país, somos grandes apoiadores do setor, sempre conectados às novas startups e às empresas inovadoras”, comenta Thiago Amarante, CEO da Suri, que é uma startup residente do Ninna Hub, maior hub de inovação do Ceará.

Fundada em 2017, pelos empreendedores Thiago Amarante e Marlos Távora, a Suri nasceu como Chatbot Maker (criadora de software capaz de automatizar conversas por texto nos aplicativos de mensagens. Seu primeiro chatbot de IA, lançado em 2020, fez a startup crescer de tamanho cinco vezes naquele ano. Em 2023, o sistema Suri evoluiu com o lançamento do produto Suri Shop, uma plataforma que cria lojas completas no WhatsApp. A solução reúne no aplicativo todo o catálogo de produtos, e o consumidor pode selecionar o que deseja comprar, pagar a compra, escolher a forma de entrega e trocar mensagens com o vendedor. A plataforma ainda é capaz de aprender e se adaptar às necessidades dos clientes.

Um dos clientes de destaque da Suri Shop, a rede de farmácias Pague Menos e Extrafarma, não só aumentou 5 vezes o número de vendas, quando comparado à média nacional de e-commerce, como também cadastrou mais de 40 mil novos contatos em apenas um mês, tendo chegado a uma taxa de conversão via WhatsApp de 15%.

A história da Suri

Tudo começou em 2008, quando Thiago Amarante, já imerso na área de tecnologia, e Marlos Távora — cofundador e Diretor de Receitas da Suri — , então professor de matemática com aspirações tecnológicas, se conheceram por meio de um amigo em comum. “Nossa conexão deu início a uma amizade que se transformaria em uma parceria empreendedora e uma atuação intensa no ecossistema de inovação do Ceará”, lembra Marlos. Os anos forneceram tempo para que a dupla de estudiosos em tecnologia adquirisse ainda mais conhecimento e experiência até que chegasse ao formato do que seria a Suri. Nesta época, Thiago trabalhava em uma empresa multinacional de segurança da informação, onde participou de diversas missões ao Vale do Silício (Califórnia, EUA), se tornando um especialista em Inteligência Artificial conversacional no WhatsApp para atendimento ao cliente.

Assim que a ideia da Suri começou a ganhar forma, Melina Brito — sócia e Diretora de Marketing da Suri — também passou a fazer parte do negócio. “Quando fui convidada a me juntar a eles, eu aceitei prontamente, afinal a Suri já era um empreendimento em que eu acreditava e, por isso, topei o desafio de aplicar minha experiência em marketing e growth”, conta Melina.

Criando chatbots de 2017 até 2020, o trio viu um grande potencial na interação entre pessoas via automatização, mas também se deparou com um desafio, o de se diferenciar em um mercado já saturado, repleto de empresas que fazem chatbots. Assim, a Suri decidiu concentrar seus esforços em um produto único, que entregasse uma solução completa para qualquer empresa, das pequenas às grandes, por meio da Inteligência Artificial.

Esse momento coincidiu com a pandemia de Covid-19, que abalou o mundo e gerou uma imensidão de incertezas. “Tínhamos acabado de deixar nossos empregos paralelos, em carreiras consolidadas, para nos dedicar à Suri. Era um risco alto, mas não queríamos abandonar nossa melhor ideia, que foi lapidada por anos. Demos um ‘salto de fé’, era tudo ou nada”, relembra Thiago. O “salto de fé” deu certo e assim a Suri seguiu até 2023, quando houve uma virada de chave decisiva e a startup apostou na Suri Shop com vendas no WhatsApp.

Visão de futuro: democratização da tecnologia

A Suri acredita na tecnologia a serviço de todos, por isso trabalha para que o Suri Shop seja acessível a todos os negócios, desde os pequenos empreendedores até as grandes corporações. Essa visão de democratização da tecnologia é fundamental para a missão da empresa: “Nosso objetivo principal é melhorar o desempenho de vendas e aprimorar o atendimento ao cliente de empresas de todos os portes”, afirma Marlos.

Thiago Amarante destaca que todas as ferramentas do Suri Shop ficam disponíveis para todos os níveis de contrato: “Os nossos clientes têm acesso a absolutamente todas as funcionalidades do Suri Shop. Damos acessibilidade a qualquer empreendedor. O preço da plataforma é calculado de acordo com a volumetria de conversas”. Escolhendo a solução mínima, um lojista tem incluso até mil conversas com os clientes. Com a Suri, a alta tecnologia deixa de ser um privilégio para poucos e se torna uma ferramenta que pode ajudar qualquer negócio a crescer e prosperar.

Para saber mais escreva para contato@mayapr.com.br

--

--

maya
mayapr
Editor for

estratégia, assessoria de imprensa e produtos editoriais