O “renascimento” do Borussia Dortmund

Nas últimas temporadas tem sido claro o domínio do Bayern de Munique na Alemanha, e aos poucos vimos o Borussia Dortmund desaparecer do topo da tabela e os resultados feitos com Jurgen Klopp, nunca mais foram os mesmos.

Esta época a história é diferente. Com a chegada de Lucien Favre ao comando técnico da equipa, renasceu as esperanças dos adeptos em relação a futuras conquistas, nomeadamente ao titulo de campeão da Bundesliga, onde atualmente são lideres isolados do campeonato. A equipa também está viva na taça, onde passou à próxima eliminatória, e na Champions já estão apurados para os oitavos de final.

O treinador e o seu estilo de jogo

Lucien Favre conta com muitos anos de expriência na Bundesliga.

Lucien Favre é um técnico suiço de 61 anos, que conta com muitos anos de experiência na Bundesliga, com passagens pelo Hertha e pelo Borussia Mönchengladbach, mas também passou por França e pela Suiça (onde começou a sua carreira como treinador).

Apesar de ter muitas provas dadas nos clubes por onde passou e de ser um técnico bastante competente só aos 61 anos chegou a um grande do futebol europeu.

Após uma época menos conseguida com Peter Stoger e Peter Bozs no leme do clube, Lucien Favre renasceu o clube tendo vindo a realizar um excelente trabalho desde que chegou ao Borussia Dortmund. Colocou em prática a sua abordagem táctica e o seu estilo de jogo ofensivo, e tem tido sucesso.

Lucien Favre tem montando a equipa num 4–2–3–1 com uma construção de jogo lenta, com apoio dos laterais, onde Axel Witsel e Thomas Delaney tem um papel fundamental na transição da bola da defesa para o ataque, mas também Diallo, é um defesa central tem bastante confiança com a bola nos pés, e consegue facilmente rasgar as linhas de pressão das equipas adversárias. Conta com uma defesa sólida, que controla bastante bem a profundidade, por isso o Dortmund joga com a linha defensiva subida. Outra das armas com que Favre pode contar, é a velocidade dos seus jogadores, nomeadamente dos laterais e extremos, que permitem colocar uma maior intensidade no jogo do Dortmund, desequilibrando facilmente qualquer defesa.

Transferências

O Dortmund foi das equipas mais mexidas no mercado de transferências no verão passado. Apesar de terem gasto muito dinheiro, souberam sobretudo com quem o gastar.

Contratações mais importantes: Axel Witsel; Abdou Diallo; Paco Alcácer (inicialmente por empréstimo, mas já foi comprado definitivamente); Thomas Delaney; Marius Wolf; Achraf Hakimi (emprestado).

O motor

Axel Witsel chegou ao Dortmund, proveniente do Tianjin Quanjian.

Após algumas épocas longe da ribalta do futebol europeu, com passagens pela Rússia e pela China, Axel Witsel voltou esta época à elite do futebol continental e aos grandes palcos europeus, e assentou que nem uma luva no meio campo do Dortmund, onde considero ser o jogador mais importante da equipa de Lucien Favre. O seu papel é fundamental na construção de jogo do Dortmund.

Neste vídeo pode ser visto o quão importante é Axel Witsel no meio-campo do Borussia Dortmund:

O goleador

Paco Alcácer chegou emprestado ao Dortmund, mas já foi contratado em definitivo.

Depois de ter passado toda a sua vida a jogar em Espanha, onde deu nas vistas a jogar no Valência e no Barcelona, aos 25 anos chega à sua primeira experiência fora do seu pais, e é um dos jogadores mais importantes do Dortmund. Paco Alcácer joga maior parte das vezes como suplente, mas é um suplente de luxo, pois marca e resolve quase sempre que entra em campo. Neste momento, tem 9 golos marcados com apenas 252 minutos jogados. Chegou emprestado pelo Barcelona, mas as suas boas exibições fizeram o Borussia Dortmund desembolsar 23 milhões de euros por ele.

Simplesmente Reus

Marco Reus é o capitão desta equipa.

Aos 29 anos, Marco Reus é uma das figuras do clube da cidade onde nasceu, e onde foi formado como jogador. Reus adora o Dortmund, Dortmund adora o Reus, é ali que o jogador se sente feliz a jogar futebol. Após várias lesões, Reus está de volta ao seu melhor, neste momento conta com 8 golos e 4 assistências na Bundesliga. É um dos jogadores mais influentes e titular indiscutível na equipa de Lucian Favre.

Jovens Promessas

Com apenas 18 anos, Sancho é uma das pérolas do Borussia Dortmund.

Com 18 anos, Jadon Sancho é uma das maiores promessas do futebol atual. Foi contratado muito novo pelo Dortmund ao Manchester City, e estabeleceu-se na equipa principal no final da época passada. É o jogador com mais assistências do Dortmund na Bundesliga, com 6, e a juntar a isto, tem 4 golos marcados. A expetativa é alta para ver como será o futuro de Jadon Sancho.

Neste vídeo pode-se ver um pouco do talento de Jadon Sancho:

Dan-Axel Zagadou, com apenas 19 anos é um dos defesas titulares do Dortmund.

Dan-Axel Zagadou fez toda a sua formação no Paris Saint-Germain, e foi contratado pelo Dortmund e cedo se estabeleceu na equipa principal. Pode jogar a defesa esquerdo, mas também pode jogar a central devido ao seu tamanho, 1,96 metros e 90 quilos. É um jogador que tem facilidade em ganhar duelos aéreos, mas também um jogador com uma boa capacidade de passe. Zagadou é essencial nesta equipa do Dortmund. Vai ser um patrão da defesa onde jogar, seja no Dortmund, seja noutro clube.

Adeptos do Borussia Dortmund, dão “show” por onde passam.

O Borussia Dortmund pode contar com o forte apoio dos seus adeptos por quer que vá. Os seus adeptos são parte essencial na vida do clube, estes esgotam o Signal Iduna Park todos os jogos fazendo com que o Dortmund tenha uma das melhores médias de espetadores não só da Bundesliga, mas da Europa e do Mundo.

Esta época começou da melhor maneira para o Borussia Dortmund, a equipa só conheceu o sabor da derrota na Champions em casa do Atlético de Madrid, na Alemanha está invencível e é lider isoloado, a 9 pontos do antigo campeão da Bundesliga, o Bayern Munique.

Pode acabar da melhor maneira esta época para o Borussia Dortmund, com a possível conquista da Bundesliga e de mais um ou outro troféu. Há condições para tal, basta continuar o bom trabalho que têm vindo a realizar desde o inicio da época.