Encolhimento das Roupas de Algodão

Gabriel Martins Braga
Me explica ciencia
Published in
3 min readSep 6, 2020
Photo by Mia Moessinger on Unsplash

Você já parou para pensar em algum momento, porque as roupas encolhem?

Aquela blusa preferida que você usou em uma ocasião especial foi lavada em uma máquina de lavar, e no outro dia após ter secado, vestiu novamente só para experimentar a sensação de usá-la, porém averiguou que ela estava menor. Você se pergunta: “Eu engordei ou ela encolheu?”

Não se preocupe, não foi culpa da sua máquina de lavar. Esse processo de encolhimento é um processo natural das fibras que compõe os tecidos. Mas a redução de tamanho acontecem antes mesmo da lavagem, pois tem muitas variáveis a serem consideradas.

O algodão é uma fibra pertencente a uma categoria de fibra natural de origem vegetal. Esta fibra Segundo (CHEREM, 2004), é composta por 94% de celulose, o que faz com que essa fibra seja uma das mais usadas mundialmente na confecção de vestimentas, trazendo conforto em contato com a pele, ao contrário das fibras sintéticas. Além disso, a celulose, principal constituinte do algodão, é ligado em cadeias poliméricas unidas de ponta a ponta por moléculas de hidrogênio.

A primeira variável a ser considerada que influencia no encolhimento das roupas, é o processo de fabricação destas. Resumidamente, quando as fibras de algodão passam pela etapa de fiação, são transformadas em fios e posteriormente transformam-se em tecidos, estas sofrem um alongamento, torções e estresses. Ou seja, o algodão passa de um estado original para um outro estado.

Mas em algum momento você já ouviu falar que as roupas possuem “memória física”? Caso a resposta foi não, a explicação é: pensem em uma borracha elástica de dinheiro, quando ela é esticada ela aumenta de tamanho como acontecem com as fibras do algodão, mas quando ela solta a borracha volta pro seu estado original, da mesma forma que acontecem com as fibras do algodão. Desta forma, a “memória física” é o retorno ao estado original ou o comprimento natural do fio.

O segundo fator é a tensão, quando as roupas são colocadas em contato com as paredes da máquina, o atrito ocasiona o encurtamento das fibras, ou seja, as tensões existentes são liberadas, de forma que as fibras retornem ao estado original.

O terceiro fator que influencia é a temperatura, apesar de possuírem uma resistência a temperaturas, é aconselhável que peças de algodão sejam lavadas em ciclos de água fria e secado a seco. Em contato com a luz solar o algodão perde gradualmente a sua resistência e apresenta amarelecimento quando exposto aos raios ultravioletas. O que ocasiona o encolhimento das roupas.

Desta forma, Não se preocupe se sua roupa blusa favorita encolheu, ao longo do tempo o processo natural da fibra irá acontecer até retornar ao seu estado de equilíbrio. Claro que, esse processo pode ser retardado caso as instruções de lavagem para cada tipo de peça seja seguido.

Referências:

CHEREM, Luis Felipe Cabral. UM MODELO PARA A PREDIÇÃO DA ALTERAÇÃO DIMENSIONAL EM TECIDOS DE MALHA EM ALGODÃO. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) — Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2004.

CIÊNCIA HOJE. Porque algumas roupas encolhem? Disponível em: <https://cienciahoje.org.br/artigo/por-que-algumas-roupas-de-algodao-encolhem/> Acesso em: 04 de setembro de 2020.

3Uniformes. Porque as roupas encolhem? — Segredo Revelado. Disponível em: <https://3uniformes.com.br/por-que-as-roupas-encolhem/> Acesso em: 03 de setembro de 2020.

--

--