O que são atalhos mentais?

Antonio Bertollo
Me explica ciencia
Published in
2 min readApr 6, 2021
Photo by Varvara Grabova on Unsplash

O que é essa tal de heurística?

No último post, tratamos de como funciona nossa cognição e conversamos um pouco sobre atalhos mentais. O post inclusive acabou com uma palavra que com certeza te incomodou, certo?

Vamos começar então falando sobre a heurística, ou melhor, os atalhos mentais. Vamos exemplificar isso para que isso fique mais fácil!!!

Uma das heurísticas descritas pelos pesquisadores do assunto é chamada de “heurística da representatividade”. O que seria isso?

Imagine que você encontre uma pessoa que você nunca havia visto, mas você nota que essa pessoa utiliza, em seu vocabulário, os termos “bahh”, “tchê”, “guri”, “sinaleiro” e enquanto essa pessoa usa essas palavras ela toma um lindo chimarrão.

Se você é brasileiro, provavelmente diria que essa pessoa é do Rio Grande do Sul, ou pelo menos da região sul, certo? Tá aí! Acabo de te apresentar a heurística da representatividade como atalho mental.

Esses atalhos mentais são estritamente ligados ao Sistema 1 de cognição — se você não sabe o que é, volte um post. Em muitas situações, esses atalhos funcionam de forma eficiente e precisa. Mas em muitas outras situações esses atalhos mentais podem levar a erros graves. E é sobre eles que trataremos nos próximos posts.

Referências

KAHNEMAN, Daniel. Rápido e devagar: duas formas de pensar. Objetiva, 2012.

PILATI, Ronaldo. Ciência e pseudociência: por que acreditamos apenas naquilo em que queremos acreditar. Contexto, 2018.

--

--