Por que o céu é azul?

Antonio Bertollo
Me explica ciencia
Published in
2 min readNov 20, 2020
Photo by Stacy Marie on Unsplash

Quando mais novo, os meus pais me contavam que era muito difícil explicar por que o céu era azul, então eles me diziam que o céu refletia o mar e, por isso, de dia o céu seria azul e à noite, seria escuro, porque o sol não bate no mar e então não há reflexo. Mas, afinal, isso é verdade? Por que o céu é azul?

Sabemos que a terra possui uma atmosfera, que nada mais é do que uma composição de gases que chamamos de “ar”. O ar possui uma composição de 78% de Nitrogênio (N2), 21% de Oxigênio (O2) e 1% de uma mistura de outros gases.

O sol emite luz, certo? Podemos dizer então que o sol é uma fonte de ondas eletromagnéticas; ele emite uma grande variação de frequências, mas nós, humanos, só enxergamos uma faixa bem pequena do espectro. Chamamos essa faixa de “Visível”. Além disso, nós enxergamos por meio de reflexos, ou seja, enxergamos a luz difundida e precisamos de que uma luz incida sobre algo para que nós a vejamos.

As moléculas que compõem a atmosfera são pequenas, logo, elas difundem melhor ondas que possuem um comprimento de onda menor. Quando observamos o espectro, entendemos então o porquê de a cor ser um misto de violeta, azul e verde.

A luz azul possui uma frequência que interage muito bem com a ressonância dos átomos presentes na atmosfera. Por isso, a luz azul tem uma grande capacidade de movimentar os elétrons nas camadas atômicas — maior do que a luz vermelha, por exemplo — e ela acaba sendo totalmente difundida, resultando assim na cor do céu que vemos em dias ensolarados.

Referências:
SANTOS, Marco Aurélio da Silva. “Por que o céu é azul?”

--

--