13 lugares para se conectar com a cidade de Brumadinho (MG), além do incrível Instituto Inhotim

A cidade mineira que recebe, há 5 anos, o fantástico MECAInhotim é exuberante no turismo, na cultura e na força da transformação pelo afeto.

O Topo do Mundo. (Crédito: Divulgação/Sky Driver)

Para ver o pôr do sol
1. Pista de voo livre — Topo do mundo
A vista de tirar o fôlego tem 1.500 m de altitude na Serra da Moeda que abrange as cidades de Brumadinho, Nova Lima, Itabirito, Belo Vale e Ouro Preto. Você também pode aproveitar a rampa natural para andar de parapente ou de asa-delta. Imagina só que delícia sentir o abraço do vento com o carinho do Sol? Serra da Moeda.

Para curtir a tardinha
2.
Feira Rola Moça
Música ao vivo, pratos típicos deliciosos e uma série de lembrancinhas fofas para levar para casa: tudo isso você pode fazer em família ou em amigos nesta que é uma das mais tradicionais feiras da cidade. Normalmente, acontece uma vez por mês. A entrada é gratuita. Av. Casa Branca, 620.

Para comer feijão tropeiro
3.
Ao Pé do Jatobá

Feijão tropeiro e vista do restaurante Ao Pé do Jatobá. (Crédito: Divulgação/Instagram)

Só de falar em comida típica a sua boca também enche d’água, né? Com uma exuberância natural incrível, vai ser difícil escolher entre o prato mais delicioso, a gente recomenda o feijão tropeiro com uma couve bem refogadinha, a galinhada ou o frango com quiabo. De sobremesa, um bolinho caseiro de fubá com um café passado na hora! R. Jatobá.

Para tomar um café da tarde
4.
Cafeteria da Cleide

É a melhor broa de milho do mundo, tá?! Mas você também pode pedir um pãozinho bem servido com linguiça, queijo e lasquinhas de cebola para acompanhar um café ou suco. A Cleide é uma mulher incrível e você vai se apaixonar pela sua simpatia e pela sua história de vida. ❤ Av. Casa Branca.

Para imergir na cultura mineira
5
.
Rota dos Sabores e da Cachaça no Vale do Paraopeba

Rota dos Sabores e da Cachaça no Vale do Paraopeba. (Crédito: Divulgação/Experimente Minas).

Através deste maravilhoso passeio, você sabe um tico mais dos processos de destilação da cachaça, sobre a cultura e a gastronomia da região. Toda a rota foi idealizada através de histórias e contos tradicionais da região. Você também pode participar de oficinas de criação de drinks e de harmonização. As saídas acontecem de Maio a Setembro e são incríveis para levar a família e os amigos e aproveitar muito. Agende com 15 dias de antecedência pela Experimente Minas. Av. São Francisco, 565.

Para se reconectar
6
. Quilombo do Sapé

O artista quilombola, cantor, compositor e percussionista ReiBatuque. (Crédito: Divulgação/Instagram).

Na mesma região que o Quilombo de Marinhos, Ribeirão e Rodrigues, o do Sapé é aberto à visitação para que você consiga se reconectar com a riquíssima cultura dos nosso primeiros habitantes que encontraram na resistência uma forma de sobreviver. Você vai se encantar com a sabedoria e o carisma do artista Rei Batuque, responsável pelo projeto “Café, Batuque e Prosa”, que leva os visitantes às comunidades para a imersão na vivência maravilhosa. As trocas culturais são muito preciosas.

Para tratar & purificar nossas águas internas
7. Etérika Spa da Alma

Márcia Rodrigues Daian na Etérika Spa da Alma. (Crédito: Divulgação).

Acupuntura, aromaterapia, banhos de ervas, constelações familiares, organizacionais, ioga, massagens diversas e inúmeras outras práticas incríveis pra gente se curar por dentro são idealizadas pela querida Dra. Márcia Rodrigues Daian. ❤ R. Açucenas, 82 — Casa Branca.

Para petiscar e curtir com os amigos
8. Bar do Miguelito

De aguar a boca esse petisco do Bar do Miguelito. (Crédito: Divulgação/Minas Gerais)

No ❤ da cidade, o barzinho é o mais badalado e visitado. Impossível passar pela cidade e não pedir um joelho de porco e uma cerveja gelada. O lugar e os sabores que ali são servidos moram também no ❤ de cada brumadinhense. R. Pau Brasil, 137 — São Sebastião.

Para se conectar com a natureza
9.
Verde Folhas

Vista do Restaurante do Verde Folhas. (Crédito: Divulgação).

Um lugar incrível na Casa Branca com o frescor do verde, a sensibilidade e o carisma dos que lá trabalham para você comer, beber, se hospedar, relaxar, se banhar na cachoeira, se aventurar e viver experiências únicas ao lado de quem você ama! ❤ Al. Jacarandá, 170 — Bairro Recanto da Aldeia, Casa Branca.

Para fazer uma prece
10.
Igreja Matriz de São Sebastião

A fachada azulada da Igreja Matriz de São Sebastião. (Crédito: Divulgação/Viajando Sem Pressa).

Uma relíquia arquitetônica & histórica no ❤ da cidade de Brumadinho. Além de sua preciosidade interior, o lugar permite uma belíssima vista panorâmica da cidade. Ah, no dia 20 de Janeiro, a igreja é palco de uma importante festa de São Sebastião. R. Barão do Rio Branco,165.

Para celebrar & cuidar da imensidão da natureza
11.
Parque Estadual da Serra do Rola Moça

Paisagem de tirar o fôlego do Parque Estadual da Serra do Rola Moça. (Crédito: WikiMedia Commons/Tiago Degaspari)

Imortalizado pelo incrível poeta paulistano Mário de Andrade em um poema que conta a história de um casal que, logo após o casamento, cruzou a Serra para voltar para casa e no caminho a moça escorregou no cascalho e caiu no fundo do grotão, o Parque é uma das áreas verdes mais significativas de Minas Gerais. É o terceiro maior parque de preservação em área urbana de todo o país e abarca a exuberância dos biomas Mata Atlântica & Cerrado. Vá em algum destes três mirantes para se sentir tocado pela perfeição da natureza: Mirante do Morro das Três Pedras, Mirante do Planeta e Mirante Morro dos Veados. Av. Montreal, s/nº — Nova Lima.

Para comer bem e tomar um bom vinho
12.
Ristorante Madonna Pietá

Vai ser difícil escolher entre os frutos do mar ou as massas servidas nesta charmosa cantina avermelhada. A única coisa que podemos deixar claro por aqui é que sobre duas coisas você não pode ter dúvidas: na hora de pedir um bom vinho e na de levar uma ótima companhia para apreciar este almoço ou jantar super especial! ❤ R. Rosário, 333 — Piedade do Paraopeba.

Para se deliciar com porções e cair na gargalhada com os amigos queridos
13.
Rancho do Peixe

Bisteca defumada, torresmo crocante, salada de couve e arroz soltinho no Rancho do Peixe que serve tudo muito bem, além de receitas com peixe! ❤ (Crédito: Casal Mil/Divulgação).

Se você é fã de peixes, frutos do mar & do tradicional tempero mineiro, então anote bem anotadinha esta dica: o Rancho do Peixe serve, há 25 anos, delícias como tilápia e truta defumadas artesanalmente, costelinha, lombo recheado com azeitonas, linguiça temperada com vinho e cerveja, joelho de porco defumado do Rancho, salaminho de frango… E essas são só as entradas, viu?!
De decoração simples — as mesas são feitas de rodas de carros de boi e os bancos de toras de árvore — lugar ao ar livre também conta co opções divertidíssimas para os pequenos aproveitarem antes do almoço ficar prontinho! O Rancho do Peixe fica numa fazendinha, na Comunidade de Piedade do Paraopeba, o que o torna um dos lugares mais aconchegantes que você vai visitar. Aproveite também para caminhar, passear de bike, e relaxar na beira da lagoa observando as aves se banharem. ❤ R. Antônio Carlos de Oliveira, 7 — Encosta da Serra da Moeda.

Esta rota foi construída juntamente com os queridos Gabriel Vilaça, Junio Cesar Guia, Paulo Fonseca e Marcela Azevedo. Um agradecimento especial para este quarteto fantástico brumadinhense! :)

Segue a gente no Instagram? E no Twitter também?

--

--

Débora Stevaux
MECA // Informação, cultura, criatividade e festivais: um radar da cena cultural do Brasil e do mundo. @mecalovemeca

repórter de cultura & social media do @mecalovemeca que escreve porque acha que a arte é transformadora o suficiente para gerar impactos sociais positivos