Projetos que mudam o mundo: conheça o Instituto Update

Beatriz Pedreira, Caio Tendolini e Túlio Malaspina, cofundadores do Instituto Update, dedicam-se a entender o ecossistema latino-americano de políticas inovadoras

Três cabeças em sintonia e uma causa em comum. Assim se formou o trio à frente do Instituto Update: a cientista social paulistana Beatriz Pedreira, 32 anos, o economista carioca Caio Tendolini, 34, e o consultor paulistano Túlio Malaspina, 31. “Nos conhecemos em 2014, quando o Caio trabalhava na plataforma de crowdfunding Catarse e eu na agência de pesquisa de tendências BOX1824”, lembra Beatriz. Ela participou da pesquisa “Sonho Brasileiro da Política”, sobre o panorama da primeira geração global de jovens brasileiros, de 18 a 32 anos. “Foi o que me catapultou nesse caminho.”

Criada em 2015, a empresa de inovação política na América Latina tem uma proposta inédita sobre as estruturas políticas: já mapeou 700 iniciativas de 21 países que integram o ecossistema de práticas políticas emergentes. O objetivo é potencializar boas experiências e construir uma sociedade mais justa, democrática, inclusiva e menos desigual.

“Quando nos vemos como América Latina, aprendemos a resolver nossos problemas ao nos identificarmos como pares” — Beatriz Pedreira.

A necessidade de fazer algo a mais pelos projetos além de apenas catalogá-los mudou os planos do Update, que a princípio não tinha intenção de virar ONG. As ações do instituto incluem diagnosticar e sanar precariedades de projetos políticos; possibilitar o surgimento de candidaturas menores e de responsabilidade social; aumentar a confiança de segmentos em crise de representatividade; e mudar regras que tornam pouco acessíveis os espaços políticos tradicionais. “É desafiador fazer estudos que não gerem apenas dados”, afirma Caio.

Para eles, a política é uma ferramenta de transformação capaz de colocar respeito, redução das desigualdades sociais e um capitalismo mais sustentável em primeiro plano. “Quando nos vemos como América Latina, aprendemos a resolver nossos problemas ao nos identificarmos como pares”, explica Beatriz. “Somos dos que não desistem da humanidade. É algo espiritual para nós.”

“É desafiador fazer estudos que não gerem apenas dados” — Caio Tendolini.

Em setembro será lançada a segunda temporada da série “Política: Modo de Usar”, parceria do Instituto Update com a Maria Farinha Filmes e que vai ao ar na GloboNews. Se o fio condutor do primeiro ano foi o estudo “Emergência Política na América Latina”, a segunda temporada destaca projetos inovadores da sociedade civil nas periferias. O programa de conteúdo inspirador está bem alinhado com a proposta da organização.

Caio se inspira em uma reflexão do escritor uruguaio Eduardo Galeano: “Existe um outro mundo na barriga deste, esperando. É um mundo diferente e de parto complicado. Não é fácil o nascimento, mas com certeza pulsa no mundo que estamos”. Os batimentos cardíacos desse novo mundo são medidos pelo aparelho radiográfico do Update.

Esta matéria faz parte da edição #023 do MECAJournal e foi escrita pela repórter Débora Stevaux.
Segue a gente no
Instagram? ❤

--

--

MECA
MECA // Informação, cultura, criatividade e festivais: um radar da cena cultural do Brasil e do mundo. @mecalovemeca

MECA // Informação, cultura, criatividade e festivais: um radar da cena cultural do Brasil e do mundo. @mecalovemeca