Antes era climão, agora é pistinha: Letrux comenta seu álbum de remixes

Um review sobre o último álbum e uma mini-entrevista com a cantora Letrux

Depois de passar por Letícios, Letuce e o próprio climão de Letrux, personas que a carioca Letícia Novaes criou, agora você vai conhecer a visão que outros artistas têm do trabalho da multi-artista – que ganhou os ouvidos do Brasil inteiro com o lançamento do álbum “Letrux em Noite de Climão”.

Agora o clima é de festa. “Letrux em noite de Pistinha”, brincadeira com o título do seu primeiro álbum, ganha novas roupagens divertidas, intensas e repletas de diversidade musical por DJs de diversas partes do Brasil. Prepare sua pista e vem dançar!

“Assim que o meu primeiro disco saiu, muitos amigos ficaram empolgados de tocar (as músicas) em festas, baladas, e consequentemente, alguns DJs começaram a me pedir as tracks pra brincar com as músicas. Eu acho o resultado muito divertido, livre, alto-astral. Música é pra brincar, remix é pra perverter, fazer loucurinha, não é só botar uma batida, né? Fiquei bem feliz com o resultado. Eu mesma já dancei com as faixas, recomendo”, disse Letrux.

A primeira faixa, “Vai Render”, revisitada por Opala, DJ e produtor mineiro, começa misteriosa, mas logo nos envolve com um batidão de funk (essa vai render pistão!). Depois, “Ninguém Perguntou Por Você” volta ainda mais poética e dançante pelas mentes criativas da dupla Rosana Rodini e Mauro Lima… “tudo com vocês”!

“Coisa Banho e Mar” retorna repaginadíssima, com batidas sexy de house pelo paulistano Tin God, perfeita para envolver os casais perdidos da pistinha! E, mais agressiva, “Que Estrago”, do baiano Lucio K, vem poderosa e com um grave potente, perfeita pra bater muito cabelo.

“Puro Disfarce” e “Amoruim” ficaram bem mais experimentais, por Malka e Siso, respectivamente. Já “Noite Estranha, Geral Sentiu” ganhou uma versão divertidíssima de João Brasil, amigo de longa data de Letícia, que adicionou novos samples e áudios pessoais de Whatsapp da cantora.

“Além de Cavalos” (por Lucas Vasconcellos) voltou sedutora e misteriosa. Hypnotized voltou ainda mais hipnotizante pelo Noizzed. E o hit das pistas antes mesmo do remix, “Flerte Revival”, voltou remixado por DJ Zé Pedro e Marcos AS para seduzir ainda mais os fãs de Letrux — aqui o climão continua dramático, com vozes distorcidas e o instrumental continua relembrando o Kraftwerk, principal inspiração da música original. Se preparem pra gritar!

Confira a entrevista exclusiva e divertida com Letrux, realizada pelo curador musical do MECA, Dimas Henkes:

O que não pode faltar na sua pistinha perfeita?

Eu amo dançar reggae e hip hop. É quando de fato a pista faz sentido pra mim. Não sei explicar, só sentir. Mas também tenho um amor por disco music.

Qual seu hit número 1 pra se acabar na pista?

Impossível ter um só, mas ultimamente tenho tido fortes emoções quando entra a versão de Billy Paul pra “Your Song”. A música já era uma pérola e ele fez outra pérola em cima.

Como foi escutar as suas músicas revisitadas pelos olhares de outras pessoas?

Foi divertido demais. Esse disco é meu, mas também não é. A obra é viva e ganha as ruas, é cada interpretação maluca que dão pras letras, por que não reinterpretar também o arranjo, a harmonia? Ouvi e achei o máximo.

Como foi o processo de curadoria dos remixes? Você participou do processo de criação de alguma nova versão?

Não participei de nenhum processo, nada. Todes DJs foram livres pra brincar. E brincaram bonito!

E pra deixar todo mundo com gostinho de quero mais, você postou que o seu próximo álbum está encaminhado! Em “Letrux em Noite de Climão”, a banda inteira entrou no “clima de climão”, todos de vermelho, performances dramáticas… Qual é a atmosfera do próximo álbum? Terá colaborações de outras artistas no próximo álbum?

É um atmosfera de emoção. Acho que por enquanto só posso falar isso mesmo.

Essa matéria feita pelo nosso curador musical Dimas Henkes. Segue a gente no Instagram? E no Twitter também?

--

--

MECA
MECA // Informação, cultura, criatividade e festivais: um radar da cena cultural do Brasil e do mundo. @mecalovemeca

MECA // Informação, cultura, criatividade e festivais: um radar da cena cultural do Brasil e do mundo. @mecalovemeca