Especial Verão: 5 dicas para curtir o verão na carinhosa Belém

Museu Emílio Goeldi. (Crédito: Divulgação).

O jambu é um tempero gostoso que tempera o Pará”. Foi através da descrição bem temperadinha da rainha Dona Onete que escolhemos 5 dicas de lugares maravilhosos para curtir o verão na carinhosa Belém.

Para passar a tarde
1. Museu Emílio Goeldi // O museu leva o título de mais antiga instituição científica na região amazônica. Além do Museu, o espaço também abriga o Parque Zoobotânico, o Aquário Jacques Huber e um charmoso café colorido. A exuberância natural e artística da região é documentada e exaltada em exposições frequentes. Semanalmente, o lugar é palco do projeto “Café com Ciência”, que reúne palestras sobre assuntos relacionados à vida indígena, o papel da ciência e outras questões sociais cruciais. De terça a domingo, das 9h às 17h. Av. Magalhães Barata, 376.

Para comer bem
2. Remanso do Bosque // Não é à toa que o restaurante está na lista dos 50 melhores da América Latina.A gastronomia típica amazônica é criativa, com a cor e o sabor do Pará. Para começar, peça o guioza de carne com jambu. Depois, o tucunaré na brasa. Para beber, vá de Jambu Sour. Abre de terça a domingo. Av. Rômulo Maiorana, 2350.

Almoço no Remanso com tucunaré na brasa. (Crédito: Cristiano Cardoso).

Leia mais: 5 dicas fresquinhas para aproveitar o verão no Rio de Janeiro

Para beber e petiscar
3. Bar do Parque // No ❤️ do Pará, o bar histórico revitalizado é uma ótima pedida para tomar um drink ou um café da manhã com cuscuz. Peça o camarão na tapioca e, para beber, o Moscow Mule com espuma de bacuri. Aproveite pra ir ao Teatro da Paz, que fica em frente. Abre de terça a domingo. Av. Presidente Vargas.

Para se refrescar
4. Ilha do Combu // A comunidade ribeirinha Combu, há 15 min. da península, sobrevive da extração de produtos locais. A cooperativa Filha do Combu, que tem Dona Nena à frente, faz um brigadeiro orgânico com cacau da várzea. Participe da breve trilha para conhecer a flora e da fauna regional. O bar molhado permite que você se refresque por dentro e por fora. Agende sua visita pelo Instagram da cooperativa.

Brigadeiro da Filha do Combu. (Crédito: Fartura Brasil).

Para respirar cultura
5. Mercado Ver-O-Peso // Desde 1625, o mercado é um dos mais fantásticos do planeta. Na parte férrea de dentro, ficam os peixes. Legumes, castanhas, artesanatos, frutas e verduras ficam na parte de fora. Benzedeiras com seus remédios naturais trazem segredos da medicina alternativa e das crenças. Coma açaí com peixe frito e dance carimbó às margens da baía do Guajará. Av. Boulevard Castilhos França.

Mercado Ver-O-Peso. (Crédito: Reprodução/Instagram).

Esta matéria foi escrita pela repórter Débora Stevaux. Segue a gente no Instagram? E no Twitter também? ❤

--

--

MECA
MECA // Informação, cultura, criatividade e festivais: um radar da cena cultural do Brasil e do mundo. @mecalovemeca

MECA // Informação, cultura, criatividade e festivais: um radar da cena cultural do Brasil e do mundo. @mecalovemeca