Lições que aprendi sobre home office
A redatora publicitária e criadora de conteúdo Renata Freitas compartilha o que aprendeu nos últimos três anos trabalhando de casa.
- Confiar vale mais do que controlar
“Muitos gestores têm a ilusão de que gente sentada na frente do computador o dia inteiro é sinônimo de produtividade. Porque mensuram o trabalho pelo tempo do profissional, e não necessariamente pela entrega. Quando você tem que gerenciar o seu próprio tempo, o jogo se inverte. Você foca em entregar o seu melhor, independente de como ou quando vai executar a tarefa. A relação de trabalho fica baseada na confiança, e não no controle.” - Nenhum CNPJ vale um Burnout
“Durante muito tempo, minha vida girou ao redor do trabalho. Tudo o que era para mim (exercícios, lazer, terapia) ficava em segundo plano, condicionado a ‘se eu sair cedo…’, ‘quando eu tirar férias…’, ‘quando o trabalho estiver mais tranquilo’. E isso foi minando a minha saúde mental. Hoje, tenho mais flexibilidade e aprendi a priorizar as minhas necessidades. O trabalho se encaixa na minha rotina, e não o contrário.” - Guarda dinheiro, minha filha!
“Era ótimo ter um salário fixo no fim do mês. Mas todo o dinheiro que entrava saía com a mesma rapidez, justamente porque eu tinha essa segurança. Como hoje o meu faturamento mensal oscila, tive que aprender a me organizar financeiramente para ter sempre uma reserva. Também aprendi a precificar e valorizar o meu trabalho. E isso inclui o maior aprendizado de toda essa jornada: saber dizer não.”