Música em movimento: 5 clipes pra ver antes de fevereiro acabar

Todo mês, reunimos 5 novos clipes recém-lançados para você refrescar o olhar, renovar as referências musicais e se manter sempre em movimento.

MC Tha durante as gravações do clipe “Rito de Passá”. (Foto: Reprodução/Instagram)

1. “Rito de Passá” — MC Tha

Todos conhecem o funk brasileiro, mas poucas pessoas sabem que o estilo musical está passando por um processo de amadurecimento. A cantora, compositora e jornalista paulistana MC Tha é um dos principais nomes dessa renovação, misturando a batida clássica do funk com outros ritmos e narrativas brasileiras. “Rito de Passá” mostra que o funk não tem fronteiras, apontando novos caminhos para seguir.

O trabalho é uma celebração de Orixás, cada um com seu elemento da natureza. A cantora mostra a preparação e o ritual de Umbanda que participa semanalmente. As cenas documentais trazem um olhar doce e preciso, estabelecendo, assim, uma relação própria e íntima com a música e o clipe, que conta com tambores e uma letra voltada para a religião. Cores sóbrias, fotografia no ponto e figurinos impecáveis estão a altura da homenagem para os Orixás, todos elementos muito bem casados. A obra é um grito de liberdade dos excluídos socialmente por suas crenças.

2. “Retrogrado” — Phillipi & Rodrigo

Se você já viu o meme da Pepita pela internet, aqui você encontra a fonte: um vídeo experimental e hipnótico, trazendo a cantora como uma deusa astral.

O duo de produtores paulistanos conta com nomes bem conhecidos na música brasileira: os dois são a cabeça por trás do Fatnotronic, e Rodrigo (ex-Bonde do Rolê) é produtor da diva-pop Pabllo Vittar. Tá bom, querida? O novo single pertence ao álbum “Paciencia” (não tem acento mesmo, a gente editou direitinho), já disponível para streaming e compra online.

O vídeo é uma viagem lisérgica pelo mundo da astrologia e dos memes. Pepita, revestida de elementos dourados (incluindo ela mesma), é a protagonista desse vídeo hipnotizante, fazendo gestos que complementam a letra engraçada da música. Sem grandes produções, o roteiro se torna genial pela simplicidade: efeitos propositalmente mal feitos, harmonizando a brincadeira.

E o lançamento foi tão grande que rolou até matéria na PAPER Magazine. Chique demais! ❤

3. “A Pearl” — Mitski

Mitski é uma cantora japonesa-americana que encantou nossos corações com seu indie-rock de letras sentimentais diretíssimas. “A Pearl” completa seu terceiro álbum, que conta com 14 canções incríveis sobre relacionamentos mal acabados e questões urbanas e contemporâneas.

O belo clipe foi feito em parceria com o Spotify e com os artistas visuais Saad Moosajee e Danae Gosset. Foram necessárias mais de 1.400 ilustrações individuais para dar vida e movimento ao vídeo. Graças aos elementos pintados, a história caminha por divertidas e fantasiosas direções: um quarto de algodão doce, uma cidade urbana acinzentada, grandes ondas do oceano e a precisão de nos ilustrar a agonia poética de fugir de algo que não nos pertence mais.

4. “Who” — Modeskeletor (feat. Tommy Cash)

O duo de DJs alemães Modeskeletor se juntou com o cantor e artista conceitual estoniano Tommy Cash para criar uma música agressiva, e o resultado dessa troca cultural profunda é o clipe de “Who”. As batidas pesadas, sem harmonia, estão em paralelos de gritos do cantor, remetendo à anarquia e perturbação.

O vídeo é um copilado de cenas agonizantes, sem sentido lógico e aleatórias. Uma mulher vendada com uma vela, uma pomba tentando voar com um fio preso ao dente de um garoto, uma sala cheia de ratoeiras e duas pessoas amarradas juntas tentando caminhar entre elas… Não vamos contar tudo, deixaremos você ver (e sentir) esse fantástico trabalho visual.

5. “No Que Vai Dar” — JEREMAIA

André Faria, integrante da Aldo, The Band, lançou a música “No Que Vai Dar” para anunciar seu projeto solo, JEREMAIA. O lançamento do álbum está previsto para 2019 e se inspira nas obras dos escritores brasileiros Rubem Fonseca e Dalton Trevisan — já é a nossa aposta para esse ano! Entre 67 demos gravadas, seu primeiro single mostra a sensação de insegurança, sem saber onde algo pode dar, que caminho seguir… perfeita para o início de uma promissora carreira.

Com direção assinada por Cristina Streciwik e Rodrigo de Carvalho, o vídeo perambula por cenários sóbrios e quase extraterrestres, trazendo uma natureza escura. Os diferentes takes captados por diversos tipos de câmera — preto e branco, fechados, mais abertos ao ar livre — transborda sensações visuais, sejam elas digitais e analógicas. Outro ponto alto do vídeo é o styling, idealizado por George Krakowiak.

BÔNUS: Robyn — Send To Robin Immediately

Não podemos deixar de mencionar que a sueca Robyn, rainha dos corações quebrados, lançou o vídeo da música — que mais parece um mantra — sobre o empoderamento do final de uma relação. Vem chorar, dançar e se divertir nesse clipe com clima amoroso e jovem e mande essa listinha para alguém,
i-m-e-d-i-a-t-a-m-e-n-t-e! ❤

Esta listinha foi escrita pelo nosso curador musical e DJ residente, Dimas Henkes. Segue a gente no Instagram? E no Twitter também? ❤

--

--

MECA
MECA // Informação, cultura, criatividade e festivais: um radar da cena cultural do Brasil e do mundo. @mecalovemeca

MECA // Informação, cultura, criatividade e festivais: um radar da cena cultural do Brasil e do mundo. @mecalovemeca