Os 5 livros prediletos de Jarid Arraes lançados em 2018

Foto: Dani Costa Russo

A escritora, poeta e cordelista cearense, Jarid Arraes, autora de “As Lendas de Dandara” e “Heroínas Negras Brasileiras em 15 cordéis”, criadora do Clube da Escrita Para Mulheres e curadora do selo Ferina, elenca os 5 livros que mais a surpreenderam, lançados em 2018.

1.“Deus ajude essa criança” //Toni Morrison

“Mais recente livro de Toni, primeira mulher negra a ganhar o prêmio Nobel de Literatura, uma história profundamente dolorosa e pesada sobre abuso infantil, racismo e colorismo. Uma lição sobre as dores que nos ligam.”

2. “Tatu” // Paula Anacaona

“Uma personagem agressiva. A violência que vem do abandono paterno, da identidade racial fragmentada, do não pertencimento. A autora, que é editora e publica escritores brasileiros na França, criou uma personagem negra rica e cheia de palavras cortantes.”

3. “Puñado #4 — Rituais” // Várias autoras

“A Puñado é uma revista que publica contos de autoras latino americanas e, na edição #4, pela primeira vez, traz também escritoras brasileiras. O tema da edição é “Rituais” e explora, além da palavra, o visual. Uma revista impressionante.”

4. “Coração azedo” // Jenny Zhang

“Um livro de contos fortes, que deixam em estado de incredulidade, sobre realidades da imigração asiática nos EUA contada sob a perspectiva das novas gerações. Incrível para entender o racismo para além da questão negra.”

5. “Corpo negro”, Lubi Prates

“Poemas inteligentes, dolorosos e pontiagudos sobre ser mulher negra, ter um corpo negro e significar isso em sociedade — e em si mesma. De estética excelente, cheio de imagens que tocam.”

As indicações fazem parte da edição #026 do MECAJournal.
Segue a gente no
Instagram?

--

--

MECA
MECA // Informação, cultura, criatividade e festivais: um radar da cena cultural do Brasil e do mundo. @mecalovemeca

MECA // Informação, cultura, criatividade e festivais: um radar da cena cultural do Brasil e do mundo. @mecalovemeca