Quantos close-friends você tem na vida real?
Pesquisando as relações humanas desde os anos 1970, o antropólogo e psicólogo britânico Robin Dunbar concluiu que uma pessoa tem em torno de 20 amigos próximos.
De acordo com o estudo, cada um de nós tem até 2 relações muito especiais, 5 melhores amigos e 15 amigos próximos. Essas seriam as pessoas mais íntimas dentro do montante de 150 relações que o cérebro humano consegue manter ao mesmo tempo.
Nesse grupo de 150 relações, estão familiares, amigos e conhecidos. O número pode variar para mais ou menos, dependendo do perfil de cada indivíduo. Afinal, quem não tem aquele amigo que tem a habilidade de fazer um “amigo de infância” novo a cada esquina?
A nossa rede social offline começa a crescer na infância, atinge seu pico no começo da vida adulta e entra em declínio a partir dos 30 anos. A velocidade e impacto desse declínio depende do esforcinho extra dedicado em nutrir cada uma dessas relações.
O lembrete que importa: segundo Dunbar, depois de 6 meses sem contato, um amigo próximo pode virar apenas um amigo. Em dois anos, um conhecido.
E aí, bora aproveitar e marcar um café com aquele amigo que você não encontra há tempos?
–
Com informações de: “How many close friends do most people have? The answer is …” (Ideas.TED.com) e “Dunbar’s number: Why we can only maintain 150 relationships” (BBC.com)
O MECA é um radar de cultura, música, inovação e bem-estar. Siga a gente no Instagram e no LinkedIn ;)