Conheça o MECA

O MECA nasceu como um festival de música no Rio Grande do Sul e hoje é uma plataforma de cultura, conhecimento e criatividade. Conheça todos os projetos do MECA aqui.


O que é o MECA?

O MECA é uma plataforma multicultural que nasceu em 2010 como um festival de música no Rio Grande do Sul.

Com a proposta de ser um radar da cena cultural nacional e internacional, hoje o MECA produz festivais imersivos e multiculturais, gera conteúdo em canais de mídia proprietários, além de conectar pessoas, marcas e iniciativas culturais em projetos especiais ao longo do ano inteiro.


O que movimenta o MECA hoje?

Eventos
  • Festivais :: São experiências multiculturais imersivas (diurnas e noturnas) que acontecem em em 5 estados do Brasil (SP, RJ, RS, MG, e PE). Além dos shows, com destaques e lançamentos da cena nacional e internacional, os festivais MECAInhotim, MECABrennand, MECAMaquiné, MECAUrca e MECABrás contam com uma programação variada de talks, workshops e feirinhas com marcas e produtores autorais.
  • MiniMECA :: São festas gratuitas, com pocket shows e set lists, que acontecem na sede do MECA em São Paulo e nas respectivas praças dos festivais (SP, RJ, RS, MG, e PE).
  • MECATalks :: São encontros e palestras gratuitas que acontecem na sede do MECA em SP, com especialistas sobre temas nas áreas de moda, música, comportamento, tecnologia, empreendedorismo e cultura.
  • MECAMarket :: São feirinhas com produtores regionais de marcas de roupa, acessórios, design, decoração, literatura, artes gráficas e gastronomia.

Conteúdo & Jornalismo
  • Canais de mídia impressa e digital: 
    MECAJournal ––
    publicação impressa mensal e gratuita, focada em cultura e comportamento, distribuída gratuitamente em 4 estados do Brasil (SP, RJ, RS e MG). Tiragem: 10 mil exemplares.
    MECANews –– newsletter semanal com uma seleção cuidadosa e exclusiva de links, textos, fotos e vídeos, sobre tudo o que circula na internet e faz brilhar os olhos da Equipe MECA.
    MECASocial –– canal de comunicação dos festivais e conteúdos editoriais produzidos pela plataforma.
    MECASite –– veículo com informações e atualizações institucionais da plataforma e venda de ingressos dos festivais.

Espaço cultural em São Paulo
  • MECASpot :: Localizada na Rua Artur de Azevedo, 499, em Pinheiros (SP), a sede física do MECA é um miniespaço cultural e educacional, com programação gratuita de talks, exposições de arte, festas, pocket shows, DJ sets e feirinhas com marcas independentes.

Projetos Especiais
  • MECAIntro :: Pesquisa, curadoria e exposição de arte independente. Todo mês o MECA apresenta a primeira exposição individual de artistas independentes nacionais e internacionais no espaço expositivo do MECASpot (Rua Artur de Azevedo, 499).
  • MECAWorks :: Produção e curadoria de projetos especiais para marcas, por meio de eventos, experiências, branded content e branded experience.

Porque os festivais do MECA são especiais?

O MECA se empenha em criar festivais que contemplem um número máximo e limitado de pessoas, a fim de garantir uma experiência agradável e imersiva como um todo.

Na direção contrária dos grandes festivais nacionais, que chegam a receber mais de 200 mil pessoas durante um fim de semana, o MECA acredita em oferecer vivências culturais a uma grande multiplicidade de públicos ao longo de diversos eventos durante o ano, através da mescla dinâmica e rica de formatos maiores e menores, gratuitos e pagos.

Todos os festivais acontecem em espaços cuidadosamente selecionados para uma experiência única, como o Instituto Inhotim, Morro da Urca, Fundação Iberê Camargo, Fazenda Pontal em Maquiné (RS) etc.

Simultaneamente às experiências musicais, os festivais carregam a missão da plataforma de proporcionar diálogos e conexões entre pessoas inspiradoras, através de painéis, talks, workshops e mostra de cinema sobre temas contemporâneos relevantes.