A consultoria de insight e inteligência de comunicação Contagious projeta tendências como o uso de inteligência artificial e novas experiência de varejo

Imagine um futuro em que aplicativos de celular avisam se o ambiente de trabalho e até se aquele amigo mais próximo é benéfico para a sua saúde mental ou pode ser a causa de estresse e depressão. Ou um gadget que monitora todos os passos do usuário e alerta quando os níveis de poluição
e de raios ultravioleta extrapolam limites aceitáveis. Esse futuro já existe
— e deve ganhar ainda mais força com a expansão da inteligência artificial nos mercados de saúde mental, bem-estar e beleza.

Para a consultoria de insight e inteligência de comunicação Contagious, a tecnologia aplicada em serviços e produtos no dia a dia é uma das tendências para 2019. “O mercado de saúde mental está crescendo muito e a inteligência artificial é uma ferramenta muito importante para ajudar a criar novas soluções”, ressalta Luísa Fedrizzi, head de conteúdo e líder de operações da Contagious no Brasil.

Ela destaca o app Biosay, aquele que coleta dados biométricos como batimentos cardíacos e expressões faciais para verificar o impacto de lugares e pessoas na saúde, e o gadget My Skin Track UV, da La Roche-Posay, que analisa até partículas de pólen no ambiente. “As estatísticas sobre ansiedade e depressão são cada vez mais alarmantes, e a inteligência artificial pode fazer a diferença”, ressalta Luísa. “Mas, antes, é necessário desconstruir estereótipos da masculinidade e fazer os homens se cuidarem mais”, conclui.

Outra tendência para 2019 é a criação de novas experiências de varejo, a exemplo do que a Apple faz com o “Today at Apple”, atraindo o consumidor com workshops, apresentações culturais e oficinas. “O varejo não morreu. As gerações mais novas costumam pesquisar online primeiro e depois ir à loja”, afirma Luísa.

A Contagious indica ainda a ampliação de campanhas e projetos que envolvam microinfluenciadores digitais: pessoas que possuem um público online mais segmentado e ativo — e que são capazes de mudar em certa escala o ambiente ao seu redor. Ao contrário de apostar em celebridades digitais com milhões de seguidores dispersos, focar a publicidade em contas que são menores e mais conectadas com determinado assunto pode gerar muito mais engajamento.

03 tendências de marketing para 2019

1. Microinfluenciadores

Análises mostram que a taxa de engajamento cai drasticamente em contas em redes sociais com mais de 1 milhão de seguidores. A alternativa é apostar em influencers com um público mais segmentado, ativo e engajado. Os resultados costumam ser melhores do que insistir em celebridades da internet.

Adidas Tango Squad
A marca esportiva criou um time de futebol que aproxima o público de jogadores profissionais. É necessário ter certa habilidade e um bom engajamento online. A recompensa é disputar campeonatos e conhecer atletas como David Beckham .

“The Fanchise Model”
A Xbox criou uma campanha para impulsionar a venda de controles customizados. Qualquer um pode criar seu controle, escolher uma combinação de cores e anunciar o produto na internet. Quanto mais pessoas comprarem, mais o idealizador do produto ganha.

2. Experiências de Varejo

O comércio online não para de crescer, mas o olho no olho com os consumidores ainda é fundamental. Diversas empresas estão criando campanhas para atrair o público para suas lojas, com muitas ativações de marca que complementam a experiência online e ajudam a fidelizar clientes.

“Nike Live”
A loja-conceito da Nike em Los Angeles une o mundo digital ao comércio físico. A seleção de produtos foi pensada especialmente para a população local. Membros do programa NikePlus podem retirar produtos e prêmios no local por meio de um aplicativo no celular.

“Today at Apple”
A gigante de tecnologia criou a experiência “Today at Apple” para atrair clientes para suas lojas físicas. Além de comprar produtos como de costume, o público pode participar de workshops, debates, apresentações culturais e oficinas de foto e vídeo.

3. Inteligência Artificial

Duas tendências devem impactar o mercado no futuro: a inteligência artificial associada à saúde mental, com diversos aplicativos e serviços nesse segmento, e novas tecnologias aplicadas a produtos de beleza e bem-estar, com a utilização de dados biométricos e algoritmos.

Biosay
O aplicativo do laboratório de inovação de Harvard coleta dados biométricos como batidas do coração, expressões faciais e voz para analisar emoções, estres-se e energia, criando gráficos e relatórios sobre o impacto dos ambientes e das pessoas ao nosso redor.

Proven
A empresa americana desen-
volve cosméticos personalizados para cada tipo de pele: o consu-
midor preenche um questionário e os dados são cruzados com os 20.238 ingredientes do “Skin Genome Projects”, indicando produtos customizados.

SOBRE A CONTAGIOUS

Há mais de 15 anos, a consultoria de insight e inteligência de comunicação Contagious analisa como marcas, agências, empresas de mídia e startups incorporam as mudanças do mercado. Com escritórios em Londres, Nova York, Singapura e São Paulo, é um publisher global premiado, referência no estudo de tendências de mercado, e uma das consultorias especializadas em desenvolvimento estratégico e criativo mais respeitadas do mundo. contagious.com

Esta matéria faz parte da edição #026 do MECAJournal e foi escrita
pelo repórter Felipe Seffrin. Segue a gente no
Instagram?

--

--

MECA
MECA // Informação, cultura, criatividade e festivais: um radar da cena cultural do Brasil e do mundo. @mecalovemeca

MECA // Informação, cultura, criatividade e festivais: um radar da cena cultural do Brasil e do mundo. @mecalovemeca