12 dicas para identificar fake news (factoides)

O que observar na hora de verificar a veracidade de uma notícia

Projeto Pibid
mediacritica
3 min readSep 26, 2017

--

1) Cheque a fonte da notícia

Verifique se a informação que você recebeu cita uma fonte confiável. Fontes confiáveis costumam ser os sites oficiais, páginas de jornais conhecidos, blogs respeitados.

2) Investigue o site que está visualizando

Caso nunca tenha ouvido falar do site onde está lendo a notícia, pesquise sobre ele em outras fontes, como o Google.

3) Evite sites conhecidos por sensacionalismo

Algumas páginas da Internet costumam recorrer ao sensacionalismo para chamar atenção e causar impacto em seus leitores, deixando de lado a veracidade das informações que estão transmitindo.

Fonte: Senado Federal (2016)

4) Leia a matéria completa, não apenas a sua manchete

Antes de clicar no botão de compartilhar, leia a matéria completa. Essa dica se aplica, principalmente, em notícias veiculadas pelas redes sociais.

5) Preste atenção à URL

Ainda que utilizar esse recurso não seja 100% confiável, olhar a URL da notícia pode identificar sua confiabilidade. Alguns sites mal-intencionados possuem nomes semelhantes a grandes sites como G1, Exame, Uol, Folha de São Paulo, etc.

6) Cheque outras notícias do mesmo site

Leia outros artigos do mesmo site e verifique se parecem confiáveis.

Fonte: Senado Federal (2016)

7) Confirme a reputação do autor

Conferir se o site é de confiança normalmente já é o suficiente para identificar fake news. Mas vale também fazer uma checagem sobre o autor da notícia. Fique atento se ele costuma publicar notícias falsas frequentemente.

8) Cheque por erros de formatação ou ortografia

Muitos sites de notícias falsas contêm erros ortográficos ou layouts estranhos. Tenha cuidado se perceber esses sinais. Erros ortográficos pequenos são comuns em notícias verdadeiras, mas quando os erros são grotescos o site não inspira confiança.

9) Pesquise a notícia no Google

Procure a manchete no Google e verifique quantos — e quais são — os sites que publicaram uma nota semelhante. Notícias importantes se espalham rápido, portanto, se apenas um site está falando sobre isso, é muito provável que seja uma fake news.

Fonte: Senado Federal (2016)

10) Confira a data de publicação dos posts

Sempre verifique a data de publicação antes de passar a notícia adiante e suspeite caso essa data não esteja clara no site de origem.

11) Considere as imagens da notícia

Notícias falsas normalmente contêm imagens ou vídeos manipulados.

12) Verifique as evidências

Analise as fontes do autor da reportagem para confirmar se são confiáveis. A falta de evidências sobre os fatos ou citar especialistas desconhecidos pode ser uma indicação de notícias falsas.

--

--