O fim das notícias falsas?

Por Matheus Estevão de Oliveira*

Projeto Pibid
mediacritica
2 min readDec 5, 2017

--

Que tal acabar com as “Fake News”? A maioria das notícias que você descobre, muito provavelmente são falsas. Recebendo uma simples mensagem de uma rede social como o Whatsapp ou Facebook, você já deve ter escutado milhares de vezes um pessoa falando: “Mas está no facebook ou muita gente compartilha”. Esse é o problema: não podemos compartilhar tudo o que recebemos como se fossem notícias verdadeiras. Devemos analisar os fatos e pedir ajuda para alguém que entenda mais sobre o assunto, assim conseguiremos nos precaver de um notícia falsa.

Nos Estados Unidos, o americano e criador do Facebook, Mark Zuckerberg, teve uma brilhante ideia para acabar com as notícias falsas. Ele criou uma forma de destacar uma ”Fake News”, ajudando o mundo inteiro a saber se a história publicada é verdadeira ou falsa.

O mundo precisa saber o motivo das notícias falsas existirem, e como se prevenir delas. Caso você não saiba o principal objetivo de existirem as fake news é chamar a atenção do público, fazendo que as pessoas compartilhem e ajudem a divulgar para todos os seus amigos. Todos nós já caímos em alguma notícia falsa, por mais incrível, a televisão também é um veículo que divulga as fake news.

Devemos abrir mais os nossos olhos e não satisfazer o objetivo dos indivíduos mal intencionados que divulgam essas mentiras. As notícias falsas não são qualquer coisa, e sim um problema que nos dá motivos para nos unirmos para a realização do seu combate, fazendo com que elas acabem de uma vez. O público brasileiro e de todo o mundo deseja saber a verdade e não histórias mal feitas por qualquer um. Já chega de ser manipulado por vídeos, imagens e fotos que não fazem sentido e que nunca existiram. Precisamos dar um basta nas notícias falsas!

* Matheus Estevão de Oliveira é aluno do 1°04 (Ensino Médio) da Escola de Educação Básica Giovani Pasqualini Faraco.

--

--