O imensurável mundo da internet e suas falsas notícias

Por Isabela Adam Rocha*

Projeto Pibid
mediacritica
2 min readDec 5, 2017

--

Hoje em dia, a sociedade acredita muito nas informações que encontra na internet, principalmente nas notícias, e a maioria não dá a mínima importância se são verdadeiras ou não. Essas notícias falsas, conhecidas também por “Fake News” estão ficando cada vez mais comuns no nosso dia a dia, e aparentam ser verdadeiras.

Porém, não há como se julgar muito essas “notícias”, pois elas não são tão fáceis de serem identificadas. Mas, isso não significa que seja impossível. Para que não se caia nessa “armadilha das notícias falsas” deve-se estar atento a alguns aspectos, como por exemplo: prestar atenção nos sites que visitamos, observar se são conhecidos, ler a matéria toda e não apenas a manchete. Além disso, é importante ficar de olho nos erros ortográficos, e consultar outros sites para verificar se há notícias semelhantes.

Desde o início, a internet sempre serviu como um meio de compartilhamento de informações e notícias. O que acontece na Itália, por exemplo, em poucos instantes já é divulgado no Paraná. Entretanto, quase sempre essa maravilhosa ferramenta acaba sendo usada de forma muito errada, espalhando fatos falsos.

A divulgação de notícias falsas ocorre principalmente nas redes sociais como o Facebook, Twitter, Instagram e também nos jornais, como é demonstrado na matéria de Nelson de Sá na “ Folha de S.Paulo”, que pode ser visitada aqui.

É comum na rede as pessoas compartilharem notícias falsas sobre diversos assuntos, sem saber se são ou não reais. Essas informações passam a ser compartilhadas como se fossem verdades, e até os mais informados acabam caindo nesse “mundo de mentiras”.

Portanto, quando a sociedade começar a tomar mais cuidado com as notícias que encontram no imensurável mundo da internet, o número de pessoas que acreditam nessas notícias falsas, passará a diminuir. Sendo assim, com a sociedade mais atentas, às notícias falsas passaram a não ser mais comuns no seu dia a dia, e as pessoas não serão mais vítimas de mentiras mascaradas.

* Isabela Adam Rocha é aluna do 1°04 (Ensino Médio) da Escola de Educação Básica Giovani Pasqualini Faraco.

--

--