Saiba o que são as fake news

Por Thiago Vinicius Dutsol*

Projeto Pibid
mediacritica
2 min readDec 5, 2017

--

“Fake news”, o que isso quer dizer? A sua tradução em português significa “notícias falsas”, ou seja, notícias que não divulgam um conteúdo verdadeiro ou distorcem fatos de cunho real sendo mais comuns em sites pequenos, blogs de pouca credibilidade, do que em endereços eletrônicos tomados como parâmetros e veículos oficiais de informação. Alguns dos maiores sites com notícias falsas no Brasil são por exemplo: o Ceticismo Político, Correio do poder, Crítica Política, entre outros.

Há muitos exemplos de situações falsas circulando pela rede, como por exemplo, a notícia de que o atual deputado federal Bolsonaro teria criado um projeto que separa o sangue doado por homossexuais para hospitais e clínicas que necessitam conforme informado no site “Jornal opção’’. Outra notícia falsa conhecida é “A guerra dos mundos”, divulgada em 1938 na véspera do Dia das Bruxas, quando o ator, diretor e produtor americano Orson Welles fez um programa de rádio falando sobre uma invasão alienígena, o que pode ser confirmado no site da Catraca Livre.

Mas por que essas notícias falsas são feitas? A maioria delas são construídas para chamar atenção nas redes e gerar mais visualizações para determinados sites e autores; para fazer as pessoas acreditarem no que está sendo retratado, ou até mesmo, para falar mal de alguém importante na sociedade, fazendo com que outras pessoas achem que seja verdade, causando mais problemas para o indivíduo que está na notícia, etc.

Notícias falsas passarão a ser consideradas um crime, mentir para a sociedade e fazer com que as pessoas acreditem em situações falsas passará a ser um ato penalizado. Segundo o projeto de lei 6.812/2017, divulgado pela Câmara, é considerado crime: ‘’divulgar ou compartilhar, por qualquer meio, na rede mundial de computadores, informação falsa ou prejudicialmente incompleta em detrimento de pessoa física ou jurídica’’, tendo como penalidade: detenção de 2 a 8 meses, ou o pagamento de multa entre R$1.500 e R$ 4.000 reais.

Será que é possível identificar uma notícia falsa e não acreditar mais em qualquer fato divulgado na rede? Conforme o site de notícias “G1”, a primeira coisa que devemos fazer é verificar onde está e quem está por trás das páginas que estamos lendo. Caso não conseguirmos encontrar nenhuma informação sobre o autor ou nenhuma explicação sobre o site, é melhor ficarmos desconfiados com essa notícia. Também é importante checar a data de publicação da notícia, porque é comum notícias falsas não indicarem quando o fato narrado aconteceu.

Então, não se deve sair compartilhando tudo que vemos por aí, porque não estamos fazendo bem para as pessoas que estão em nossa volta, nossos amigos e familiares. Quando divulgamos as fake news, estamos na verdade, ajudando pessoas mal intencionadas a ganharem fama na internet.

* Thiago Vinicius Dutsol é aluno do 1°04 (Ensino Médio) da Escola de Educação Básica Giovani Pasqualini Faraco.

--

--