Cenas de violência e a vinda do dono da Havan dominam os acessos entre 11/07 e 25/07

Ramon Fernandes Lourenço
MediaLABFOZ
Published in
3 min readAug 2, 2019

Partindo da dinâmica anterior, destacamos os 10 posts com maior engajamento da quinzena e realizamos a análise comparada deste período com os anteriores para verificar as tendências de comportamento no ambiente virtual.

TOP 10 — Posts com maior engajamento

Para ver a lista dos 10 posts com maior engajamento no período acesse o site do projeto:

Como é possível observar, não só a primeira postagem, como as principais postagens do período chamam atenção para violência em Foz do Iguaçu, com predomínio das transmissões ao vivo do canal “Na boca do povo”, destaque de 8 dos 10 principais posts do período.

As duas publicações com mais interações do período são coberturas ao vivo em cenas de homicídio, a primeira é do dia 22 de Julho e a segunda de 18 de Julho.

O Terceiro destaque foi um vídeo da vinda do empresário Luciano Hang, popularmente conhecido pelo meme “véio da Havan”, que reclamou da demora na fila para cruzar a Aduana para chegar à Porto Iguaçu. O acontecimento gerou repercussão nas mídias dos dois países e apareceu duas vezes entre as 10 principais postagens da quinzena.

Análise comparada

As pautas policiais foram destaque novamente neste novo período de análise, seguindo a tendência apontada no período de 11/06 a 25/06, crescendo de 6 para 7 (dos 10 com maior engajamento). Os vídeos continuam sendo o tipo de publicação com maior alcance de público nesses últimos 30 dias.

Outro ponto importante é destacar que a mídia “Na boca do povo” representa um “ponto fora da curva” nesse período, pois, embora os Portais de Notícia juntos (10 das 26 páginas monitoradas) possuam número de postagens, compartilhamentos, comentários e reações superiores as mídias sociais (7 das 26 páginas), a página individualmente possui mais popularidade em suas postagens e por isso aparece liderando o TOP 10 com frequência. No período passado a página Portal da Cidade (portal de notícias) alcançou 7 dos 10 posts.

Ao verificar as principais mudanças entre os períodos monitorados, é possível perceber que ocorreu um súbito aumento no volume de reações nos posts de portais de notícias do período passado: 95.506, destaque para os vídeos dos filhotes de onça do refúgio biológico. O número de reações desta mesma categoria para o último período caíram para 43.341, menos de metade.

Com relação à análise das principais pautas entre os períodos, ocorreu uma grande mudança entre os dois últimos períodos de análise, do foco em pautas leves (como acontecimentos do turismo, memes e registros de mudança de temperatura) para o domínio das pautas sobre violência e de acontecimentos policiais.

* Período 1 — acontecimentos nos principais pontos turísticos da cidade, Cataratas e Itaipu, além da repercussão do anúncio de economia de recursos realizado por Itaipu.
* Período 2 — prevaleceram as pautas policiais (6 das 10), seguidas por pautas dos acontecimentos locais.
* Período 3 — prevaleceram os acontecimentos locais (7 de 10), tendo o turismo e a meteorologia destaque.
* Período 4 — prevaleceram as pautas policiais (7 das 10), com destaque para a vinda do dono da Havan na fronteira.

Houve uma queda no número de compartilhamento de posts em todas as categorias de mídias, assim como no número de comentários que só obtiveram um pequeno crescimento nas páginas de jornal impressos.

Originally published at https://medialabfoz.com on August 2, 2019.

--

--

Ramon Fernandes Lourenço
MediaLABFOZ

Relações públicas na UNILA, mestre em Ciência da Informação e curioso sobre as formas como estabelecemos relacionamentos mediados pelas tecnologias.