Continuando com a análise daquilo que os Iguaçuenses compartilham nas mídias sociais, apresentamos agora o Top 10 da segunda e quinzena e realizamos uma comparação do comportamento nas principais páginas ao longo dos dois períodos analisados.

Top 10 — conteúdos mais acessados pelos Iguaçuenses nas mídias sociais

Para acessar a lista completa veja o site do projeto:

O fato que gerou maior engajamento durante o período foi a ação da Guarda Municipal contra os mercadores ambulantes que atuavam na Avenida Paraná, algo que comoveu a opinião pública naquele período.

Outro acontecimento que causou muita discussão foram os desdobramentos da manifestação realizada dia 14 de Junho em ato contra a Reforma da Previdência. Naquele momento, após o fim do ato a polícia entrou em confronto com alguns manifestantes, prendendo um professor da rede estadual de ensino e ferindo alunos e professores.

Desta lista dos 10 posts com maior engajamento, é importante verificar a grande quantidade de transmissões ao vivo realizadas (6 dos 10 posts) no Facebook pelo canal “Na boca do povo”, sempre com a cobertura de fatos policiais.

Análise Comparada

Agora que temos dados de dois períodos é possível acompanhar o fluxo de interações entre cada tipo de mídias.

Com este panorama podemos verificar que os Portais de Notícia se mantém como principais canais de informação no ambiente digital, liderado em todos os indicadores analisados.

Já os canais nativos em mídias sociais ficam na segunda colocação, assumindo as rádios o papel de terceiro lugar, principalmente nos indicadores de número de posts, compartilhamentos e reações.

Ao longo dos dois períodos analisados verifica-se que o número de postagens aumentou no segundo período de análise, porém os indicadores de interação do público caíram drasticamente. Uma das quedas mais drásticas foram no número de comentários realizados nos posts das TVs, caindo dos 6309 do primeiro período para 456 no segundo.

Retomando o Top 10 de conteúdos mais postados vemos uma alteração significativa do padrão do primeiro período de análise, que destacou a presença de acontecimentos nos principais pontos turísticos da cidade, Cataratas e Itaipu, além da repercussão do anúncio de economia de recursos realizado por Itaipu. Já neste segundo período vemos que prevalecem as pautas policiais (6 das 10), seguido por pautas dos acontecimentos locais.

--

--

Ramon Fernandes Lourenço
MediaLABFOZ

Relações públicas na UNILA, mestre em Ciência da Informação e curioso sobre as formas como estabelecemos relacionamentos mediados pelas tecnologias.