Grupo de estudos em Ciência de Dados reúne pessoas de 6 países diferentes e 5 instituições da região de fronteira.
No último sábado, 17, foi dada a largada para a consolidação do Grupo de Estudo sobre Ciência de Dados aqui na região de nossa fronteira. E como não poderia ser diferente, o que marcou este grupo foi a diversidade! São participantes de seis países diferentes (Brasil, Paraguai, Argentina, Bolívia, Perú e Colômbia!!), que tem vínculos com diversas instituições de nossa região: Unila, Unioeste, Uniamérica, PTI, UFPR entre outras.
O interesse em comum em aprender as novas técnicas de análises de dados que o campo da Ciência de Dados oferece é o que uniu essa galera, e suas aplicações serão realizadas nos mais distintos contextos.
Dentre os participantes temos nutricionistas, professores, alunos de psicologia, pesquisadores da área de biologia, analistas da computação e outras áreas da TI, mestrandos em biociências, estudantes da área de relações internacionais, administração, engenharia ambiental, ciências econômicas, ecologia, administração pública, serviço social e comunicação.
Essa mistura toda é uma ótima receita para gerar bons projetos ao longo destes próximos meses.
O curso começou com a introdução ao GIT, um sistema de controle de versões que será muito utilizado ao longo do processo de formação, passando nos próximos encontros para tópicos como estatística básica, “R” e Python. Como não poderia ser diferente, logo de cara o espírito participativo já se mostrou forte, onde aqueles que já tem domínio sobre os tópicos apresentados trataram de ajudar os que estão começando agora nestas trilhas dos dados.
Agradecemos a todos os que participaram, ao longo dos próximos meses vamos formar uma importante comunidade para fomentar a discussão sobre Ciência de Dados em nossa região.
Originally published at https://medialabfoz.com on August 19, 2019.