Observatório de Mídias da Fronteira

Ramon Fernandes Lourenço
MediaLABFOZ
Published in
2 min readJun 10, 2019

E hoje damos início à publicação dos conteúdos do Observatório de Mídias da Fronteira. Desde o ano passado trabalhamos na análise do cenário de veículos, jornalísticos ou não, que produzem e compartilham informações das mais diversas naturezas em nossa Fronteira. De principio começamos por Foz do Iguaçu, realizando um levantamento no Facebook sobre as principais páginas que compartilham notícias e outros conteúdos relacionados à temas do cotidiano.

O objetivo principal do Observatório de Mídias é identificar quais os principais tópicos de interesse da opinião pública em nossa região, verificando que fatos estão gerando mais discussões.

Assim, conseguiremos acompanhar quais os temas que mais geram interesse da população da Fronteira e poderemos analisar também se os acontecimentos nacionais e internacionais estão influenciando os debates em nossa região.

O método de observação:

Realizamos o monitoramento das páginas no Facebook de veículos que produzem e compartilham informações relacionadas aos principais tópicos de debate público, sejam eles jornalísticos, de opinião ou mesmo com pautas específicas. Escolhemos o Facebook como canal de monitoramento em razão de sua popularização, sendo ele a principal mídia social utilizada no Brasil, e também por ser nele que ocorrem as principais discussões em relação às controvérsias de nossa atualidade.

O monitoramento ocorre à partir da coleta semanal dos posts compartilhados em cada página e dos dados de interações como o número de compartilhamentos, comentários e reações. Com isso identificaremos quais os posts que mais geraram discussão durante aquele período.

Primeiras descobertas:

Como resultado do primeiro levantamento identificamos 28 canais de informação no Facebook, um número bem expressivo para um município como Foz do Iguaçu. Estes canais foram classificados em 5 tipos, sendo: TV, Rádio, Portal de Notícia, Mídia Social e Impresso.

Cada tipo de veículo tem uma forma única de trabalhar as informações, na produção e no compartilhamento, que ao longo do trabalho no Observatório deveremos descrever.

Originally published at https://medialabfoz.com on June 10, 2019.

--

--

Ramon Fernandes Lourenço
MediaLABFOZ

Relações públicas na UNILA, mestre em Ciência da Informação e curioso sobre as formas como estabelecemos relacionamentos mediados pelas tecnologias.