Uma breve introdução e a primeira análise (1° a 21 de fevereiro de 2017)
Por que eleições em 2017?
Antes de entrarmos diretamente na análise a que este estudo se propõe, cabe aqui uma breve contextualização da situação política iguaçuense, que levou à realização de eleições municipais fora de época.
Em 2016, durante o período regular de eleições municipais, o candidato Paulo Mac Donald Ghisi (PDT) foi o candidato mais votado para o cargo de prefeito. Porém, sua candidatura havia sido indeferida pela Justiça Eleitoral em Foz do Iguaçu — assim, apesar de as eleições terem transcorrido normalmente, ele foi considerado inelegível e, portanto, inapto a assumir o cargo.
Desta forma, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná decidiu que novas eleições deveriam ser realizadas no município.
Na segunda-feira passada (20), foram anunciadas, então, as candidaturas para o novo pleito:
- Chico Brasileiro (PSD) e vice, Nilton Bobato ( PCdoB) — Coligação Foz Levada a Sério — PRP, PTB, SD, PP, PEN, DEM, PRB, PMN, PRTB, PSD e PCdoB.
- Coronel Marcos Antonio Jahnke (PTN) e vice, Carlos Osório (PSC) — Coligação Resgata Foz — PTN, PTC, PSC, PSB e PROS;
- Irineu Ribeiro (PV) e a vice Maria Sirlei (PV) — Candidatura própria;
- Osli Machado (PPS) e o vice, Eduardo Spada (PPS) — Candidatura própria;
- Luciano Canteiro dos Santos Santos (PT) e Sandro dos Santos (PT) — Candidatura própria;
- Phelipe Mansur (REDE) e vice, Joane Vilela (PDT) — Coligação Foz Acima de Tudo — REDE, PDT, PSDC, PSDB, PR, PMDB e DEM.

Para os efeitos deste estudo, o critério de análise são fanpages de candidatos no Facebook. Não estão sendo considerados perfis pessoais. Também cabe ressaltar que esta análise não visa servir como pesquisa eleitoral e não mede a popularidade dos canditatos — e sim, somente, as relações e interações verificáveis no ambiente virtual.
A primeira coleta de dados
A coleta de dados abaixo refere-se às publicações e interações nas fanpages dos candidatos Chico Brasileiro, Nilton Bobato, Phelipe Mansur e Joane Villela entre os dias 1º e 21 de fevereiro de 2017.
Cabe ressaltar, também, que o período compreende os dias anteriores à divulgação das candidaturas e os dias posteriores. Assim, pode haver uma mudança nos padrões de interação na próxima coleta de dados.
Chapa Chico Brasileiro e Nilton Bobato
Análises
Rede Bobato:
No período analisado, teve três posts produzidos pela própria fanpage. Os demais vieram de seguidores.
Foi contabilizado um total de 2855 nós e 5330 ligações, o que denota uma rede mais ampla, com maior número de nós e mais densa, com maior número de ligações. Isso quer dizer que na rede do Bobato há um grande número de pessoas altamente conectadas entre si, pois o número de ligações é quase o dobro do número de nós.
Em resumo, podemos concluir que na rede do Bobato há uma comunidade que interage com as movimentações do candidato, o que pode ser confirmado pelo alto engajamento dos posts gerados pela própria fanpage. Mas, além disso, os usuários estabelecem diálogos entre si, o que pode ser verificado na rede pelas interações e pela alta presença destes conteúdos na rede (nós coloridos).
Rede Chico:
A página tem seis posts próprios, e nenhum produzido por usuários com grande interação.
Foram identificados 1098 nós e 1587 ligações, o que significa que a rede do Chico é mais centralizada, pois o número de nós e ligações é muito próximo. Isso nos leva a concluir que as ligações estabelecidas na rede do candidato são unilaterais, ou seja, são conexões entre as páginas dos usuários para a fanpage, tendo poucas interações de usuário para usuário.
Em resumo, podemos concluir que as interações na rede do Chico estão centralizadas nas ações da própria fanpage, onde os usuários comentam e participam com maior ênfase nas postagens da página e pouco entre si.
Cloudtags
Análise:
Pela nuvem de palavras gerada na página de Bobato, é possível identificar palavras de apoio bem demarcadas como “voto”, “apoio”, “parabéns”, “certeza”. Há também presenças constantes de palavras que ressaltam a percepção dos usuários quanto às características do candidato, como “amigo”, “família” e “melhor”. Porém, o que se destaca são palavras que denotam a controvérsia da inicial candidatura própria de Bobato como prefeito e a posterior aliança com Chico Brasileiro sendo “Chico”, “prefeito” e “vice” exemplos da alta discussão gerada por este tópico.
Já a nuvem de palavras gerada na página de Chico, destacam-se palavras de apoio à sua candidatura, como “parabéns”, “vamos”, “sempre”, “cidade”, “Chico” e “Brasileiro”. As palavras “cidade”, “Foz”, “junto”, “agora”, “melhor”, “deputado” e “sim” reforçam também a percepção positiva do trabalho do candidato como Deputado. Um ponto interessante é a constatação de palavras que expressam boa receptividade da aliança entre Chico e Bobato, como “Bobato”, “Juntos” e “Nilton”.

Análise:
A comparação entre os posts com maior engajamento nas páginas dos dois candidatos reforçam as percepções da análise da rede e da nuvem de palavras. Por parte da página de Nilton Bobato, verifica-se que o post com maior número de interações é aquele que anuncia a candidatura de Bobato aprefeito, seguindo pelo post da aliança com Chico Brasileiro. Já da parte de Chico Brasileiro, o post que fala sobre o registro da candidatura da chapa com Bobato teve leve diferença em relação àquele que relata uma reunião proposta por Chico com outro Deputado em Brasília.
Resumo da semana
As interações no Facebook da Chapa Chico e Bobato foram marcadas pela controvérsia da aliança entre os dois candidatos. Para Bobato, as discussões em torno da surpresa e a boa receptividade em tê-lo como candidato a prefeito e a posterior aliança com Chico Brasileiro deram o tom das interações. Já para Chico, ficou demarcada a boa receptividade da chapa formada com Bobato e também o reconhecimento do trabalho de Chico como Deputado. Sobre as interações nas redes destes dois candidatos, pode-se observar que a rede de Bobato no período analisado foi maior e com mais interações que a de Chico.
Chapa Phelipe Mansur e Joane Villela
Análises:
Rede Joane
Tem três posts produzidos pela própria fanpage.
Foram identificados 96 nós e 127 ligações — é uma rede pequena, com poucas ligações entre os nós.
Em resumo, podemos concluir que Joane tem um perfil recente na rede, pois há poucos nós e poucas conexões.
Rede Mansur
Tem nove posts produzidos pela fanpage.
Foram identificados 749 nós e 1320 ligações. É uma rede de tamanho intermediário, se comparada com as dos outros candidatos, mas conta com um número interessante de ligações, que demonstra uma rede mais densa. Isso significa que, na rede de Mansur, há um bom número de pessoas altamente conectadas entre si, pois o número de ligações é quase o dobro do número de nós.
Em resumo, podemos concluir que, na rede de Mansur, assim como na do Bobato, há uma comunidade que interage com as movimentações do candidato, o que pode ser confirmado pelo alto engajamento dos posts gerados pela própria fanpage.
Cloudtags
Análise:
As palavras-chave identificadas nos comentários na página de Joane são mais difusas, com grandes citações para “Foz”, “sempre”, “boa”, “Joane”, “gente”, “sorte”, que remetem a um universo discursivo de boa receptividade à indicação como vice-prefeita. Ainda há palavras menos destacadas também interessantes, como “professora”, “humildade”, “educação” e “professores”, que indicam tanto o histórico político dela como Secretária Municipal de Educação quanto o fato de ela ser professora.
Já na nuvem de palavras-chave Mansur nos comentários da página, têm grande destaque as palavras “cidade”, “Foz”, “Phelipe”, “Mansur”, “prefeito” e “boa”, que demonstram boa receptividade dos usuários de sua rede pela candidatura. Estas questões são corroboradas por outras citações de menor destaque, como “gestor” e “melhor”, por exemplo. As menções de “Joane”, “vice” e “educação” nos comentários ainda são pequenas. As menções ao próprio Mansur são dominantes, inclusive por grande personalização, ilustradas pelas palavras “gestor”, “vc” e “ser”. Um ponto interessante é o grande destaque ao nome do ex-prefeito Paulo Mac Donald e também a outros políticos como “Beto (Richa)”, “(Cláudio) Rorato” e “Dobrandino (da Silva)”. Há citação de dois partidos, PMDB e PDT, mas não do partido do candidato.

Análise:
A comparação entre os posts com maior engajamento nas páginas dos dois candidatos reforçam algumas percepções da análise da nuvem de palavras. Os participantes da rede de Mansur ficaram muito engajados com o lançamento da chapa entre Mansur e Joane. Um ponto interessante é o grande engajamento obtido em uma postagem em que Phellipe discute a questão do transporte público da cidade — caberia uma análise específica sobre este ponto específico, mas que pode apontar para a valorização de propostas de trabalho deste candidato para a cidade. Dos posts de Joane, é possível verificar que aqueles com maior engajamento são os que informam sobre a formação da Chapa com Mansur.
Resumo da semana
As interações nas páginas de Mansur e Joane ressaltam reações positivas sobre o lançamento da chapa entre os dois candidatos. Pode-se verificar que o histórico de Mansur como empresário e de Joane como Secretária de Educação são elementos importantes para este envolvimento. Outros pontos interessantes podem ser observados na página de Mansur, ao vermos a grande citação de nomes de ex-prefeitos e também de partidos que não são os dos próprios candidatos. Sobre a rede formada pelas interações nas páginas, verifica-se que Joane tem ainda poucas conexões, enquanto Mansur já aparece com uma rede mais ampla e mais densa. A rede de Mansur apresenta um alto grau de conexão entre os nós, o que demonstra que as pessoas que fazem parte da rede se conhecem, são possivelmente de grupamentos sociais comuns.
Conclusões
Na comparação dos resultados entre as chapas, fica clara a diferença de formação da rede entre a chapa de Chico e Mansur, permanecendo a de Chico como a que tem maior rede (com maior número de nós e ligações). Isto pode ser analisado justamente pelo histórico destes candidatos, uma vez que Mansur se lançou recentemente como opção para prefeitura de Foz do Iguaçu, sem ter histórico político, e isto reflete diretamente em sua rede. Por ser a Fanpage destes candidatos seu espaço de representação na mídia social, ela reflete também as redes de relações construídas no histórico político, por isso a chapa de Chico tem maior número de pessoas conectadas que a de Mansur, apesar de Mansur já apresentar, em tão pouco tempo, um envolvimento considerável com um grupo muito coeso.
Das principais controvérsias tratadas entre as chapas, a de Chico teve em alta as interações relacionadas à indicação de Bobato como vice-prefeito, mesmo após a divulgação pelo PC do B de sua liberação para concorrer em candidatura própria. Esta controvérsia se desenvolveu de modo diferente nas redes destes dois perfis. Já Mansur e Joane tiveram as discussões centradas no lançamento da chapa, sendo no perfil da candidata ressaltando sua atuação como professora e ex-secretária de educação e de Mansur, ressaltando seu histórico como gestor da iniciativa privada e outras características pessoais do candidato.

