Autoapendicectomia na Antártida, por Vladislav Rogozov e Neil Bermel [tradução]

A “auto-cirurgia” do cirurgião russo Leonid Rogozov, realizada sem nenhum outro profissional médico por perto, foi uma prova de determinação e vontade de vida, explicam Vladislav Rogozov e Neil Bermel

Fer
Saúde Camarada
8 min readJan 19, 2022

--

O navio Ob, com a sexta expedição antártica soviética a bordo, partiu de Leningrado em 5 de novembro de 1960. Após 36 dias no mar, desembarcando parte da expedição para a plataforma de gelo na Costa Princesa Astrid. Sua tarefa era construir uma nova base polar antártica no interior do Schirmacher Oasis e passar o inverno lá. Após nove semanas, em 18 de fevereiro de 1961, a nova base, chamada Novolazarevskaya, foi inaugurada.

Eles terminaram o serviço no limite. O inverno polar já estava surgindo, trazendo meses de escuridão, tempestades de neve e geadas extremas. O mar havia congelado. O navio havia partido e não voltaria por um ano. O contato com o mundo exterior não era mais possível. Durante o longo inverno, os 12 moradores de Novolazarevskaya teriam apenas uns aos outros para confiar.

Um dos membros da expedição foi o cirurgião de Leningrado com idade de 27 anos, Leonid Ivanovich Rogozov. Ele havia interrompido uma promissora carreira acadêmica e partiu para a expedição pouco antes de defender sua dissertação sobre novos métodos de operação no câncer de esôfago. Na Antártida, ele foi antes de tudo o médico da equipe, embora também tenha servido como meteorologista e motorista de seu veículo terrestre.

29 de abril de 1961

Depois de várias semanas, Rogozov adoeceu. Notou sintomas de fraqueza, mal-estar, náusea e, posteriormente, dor na parte superior do abdome, que se deslocou para o quadrante inferior direito. Sua temperatura corporal subiu para 37,5°C. Rogozov escreveu em seu diário:

“Parece que estou com apendicite. Estou mantendo silêncio sobre isso, até mesmo sorrindo. Por que assustar meus amigos? Quem poderia ajudar? O único encontro de um explorador polar com a medicina provavelmente foi na cadeira de um dentista.”

Como cirurgião, Rogozov não teve dificuldade em diagnosticar que estava com apendicite aguda. Acertar este diagnóstico fácil neste momento, no entanto, foi uma cruel piada do destino. Ele sabia que, se quisesse sobreviver, teria de se submeter a uma operação. Mas ele estava na fronteira de uma colônia recém-fundada à beira da noite polar. O transporte era impossível. Voar estava fora de questão, por causa das tempestades de neve. E havia mais um problema: ele era o único médico da base

30 de abril de 1961

Ele aplicou todo o tratamento conservador disponível (antibióticos, resfriamento local), mas seu estado geral estava piorando: sua temperatura corporal aumentou, os vômitos tornaram-se mais frequentes.

“Não dormi nada ontem à noite. Dói como o diabo! Uma tempestade de neve açoitando minha alma, gemendo como uma centena de chacais. Ainda não há sintomas óbvios de que a perfuração é iminente, mas uma sensação opressiva de mau presságio paira sobre mim… É isso… Eu tenho que pensar na única saída possível: fazer a cirurgia em mim mesmo… É quase impossível… mas não posso simplesmente cruzar os braços e desistir.”

“18h30. Nunca me senti tão horrível em toda a minha vida. O prédio está tremendo como um pequeno brinquedo na tempestade. Os camaradas descobriram. Eles continuam vindo para me acalmar. E estou chateado comigo mesmo — estraguei o feriado de todos. Amanhã é primeiro de maio. E agora todo mundo está correndo, preparando a autoclave. Temos que esterilizar a roupa de cama, porque vamos operar.

“20h30. Estou piorando. Eu contei para os camaradas. Agora eles vão começar a tirar tudo o que não precisamos da sala.”

Preparação para a cirurgia

Seguindo as instruções de Rogozov, os membros da equipe montaram uma sala de operações improvisada. Tiraram tudo do quarto dele, deixando apenas sua cama, duas mesas e um abajur. Os aerologistas Fedor Kabot e Robert Pyzhov encheram completamente o quarto com aplicação de luz ultravioleta e esterilizaram a roupa de cama e os instrumentos.

Além de Rogozov, o meteorologista Alexandr Artemev, o mecânico Zinovy ​​Teplinsky e o diretor da estação, Vladislav Gerbovich, foram selecionados para passar por uma lavagem estéril. Rogozov explicou como seria a operação e atribuiu-lhes tarefas: Artemev lhe entregaria instrumentos; Teplinsky seguraria o espelho e ajustaria a iluminação com o abajur; Gerbovich estaria lá de reserva, caso a náusea acometesse qualquer um dos assistentes. No caso de Rogozov perder a consciência, ele instruiu sua equipe a administrar drogas usando as seringas que havia preparado e também como fornecer ventilação artificial. Então ele mesmo deu uma lavagem cirúrgica em Artemev e Teplinsky, desinfectou suas mãos e colocou luvas de borracha neles.

Quando os preparativos terminaram, Rogozov lavou-se e posicionou-se. Optou pela posição sem-reclinada, com o quadril direito levemente elevado e a metade inferior do corpo elevada em um ângulo de 30°. Em seguida, ele fez assepsia e preparou a área de operação. Ele antecipou a necessidade de usar seu tato para guiá-lo e, assim, decidiu trabalhar sem luvas.

A cirurgia

A operação começou às 2h, horário local. Rogozov primeiro infiltrou as camadas da parede abdominal com 20 ml de procaína a 0,5%, usando várias injeções. Após 15 minutos, fez uma incisão de 10–12 cm no abdome. A visibilidade na profundidade da ferida não era a ideal; às vezes ele tinha que levantar a cabeça para obter uma visão melhor ou usar o espelho, mas na maioria das vezes ele trabalhava pelo tato. Após 30 a 40 minutos, Rogozov começou a fazer pausas curtas porque começou a sentir fraqueza geral e vertigem. Finalmente, removeu o apêndice, que estaca severamente afetado. Ele aplicou antibióticos diretamente na cavidade peritoneal e fechou a ferida. A operação em si durou uma hora e 45 minutos. No meio do caminho, Gerbovich chamou Yuri Vereshchagin para tirar fotos da operação. Gerbovich escreveu em seu diário naquela noite:

“Quando Rogozov fez a incisão e estava manipulando suas próprias entranhas ao remover o apêndice, seu intestino gorgolejou, o que foi muito desagradável para nós; deu vontade de me virar, de fugir, de não olhar — mas mantive minha cabeça e fiquei. Artemev e Teplinsky também mantiveram seus lugares, embora mais tarde descobríssemos que ambos ficaram bastante tontos e estavam perto de desmaiar. . . O próprio Rogozov estava calmo e concentrado em seu trabalho, mas o suor escorria pelo rosto e ele frequentemente pedia a Teplinsky que enxugasse a testa. . . A operação terminou às 4h, horário local. No final, Rogozov estava muito pálido e obviamente cansado, mas acabou com tudo.”

Depois da cirurgia

Depois, Rogozov mostrou a seus assistentes como lavar e guardar os instrumentos e outros materiais. Uma vez que tudo estava completo, ele tomou comprimidos para dormir e deitou-se para descansar. No dia seguinte, sua temperatura era de 38,1°C; descreveu sua condição como “moderadamente ruim”, mas no geral se sentiu melhor. Ele continuou tomando antibióticos. Após quatro dias, sua função excretora voltou ao normal e os sinais de peritonite localizada desapareceram. Depois de cinco dias, sua temperatura estava normal; depois de uma semana ele removeu os pontos. Em duas semanas foi capaz de retornar às suas funções normais e ao seu diário.

8 de maio de 1961

“Não me permiti pensar em nada além da tarefa em mãos. Foi necessário para me fortalecer, me fortalecer com firmeza e ranger meu dentes. No caso de eu perder a consciência, dei uma seringa a Sasha Artemev e mostrei-lhe como me dar uma injeção. Eu escolhi uma posição meio sentado. Expliquei a Zinovy ​​Teplinsky como segurar o espelho. Meus pobres assistentes! No último minuto eu olhei para eles: eles estavam lá em seus aventais brancos cirúrgicos, mais brancos que os próprios aventais. Eu também estava com medo. Mas quando eu peguei a agulha com a novocaína e me dei a primeira injeção, de alguma forma eu automaticamente comutado para o modo cirurgião, e a partir daí ponto em que eu não notei mais nada.

“Trabalhei sem luvas. Era difícil de ver. O espelho ajuda, mas também atrapalha — afinal, está mostrando as coisas ao contrário. Trabalho principalmente por toque. O sangramento é muito forte, mas levo meu tempo — eu tento trabalhar com precisão. Abrindo o peritônio, machuquei o intestino e tive que costurá-lo. De repente, passou pela minha mente: há mais lesões aqui e eu não as notei… Eu fico cada vez mais fraco, minha cabeça começa a girar. A cada 4 ou 5 minutos, descanso por 20 a 25 segundos. Finalmente, aqui está, o apêndice amaldiçoado! Com horror, noto a mancha escura em sua base. Isso significa apenas mais um dia e teria estourado e…

“No pior momento de remover o apêndice, sinalizei: meu coração parou e visivelmente desacelerou; minhas mãos pareciam borracha. Bem, pensei, vai acabar mal. E tudo o que restava era remover o apêndice…

“E então percebi que, basicamente, eu já estava salvo.”

Deixando a Antártida

Mais de um ano depois, a equipe Novolazarevskaya deixou a Antártida e, em 29 de maio de 1962, seu navio atracou no porto de Leningrado. No dia seguinte, Rogozov voltou ao seu trabalho na clínica. Pouco tempo depois, ele defendeu com sucesso sua dissertação. Trabalhou e ensinou no Departamento de Cirurgia Geral do Primeiro Instituto Médico de Leningrado. Ele nunca retornou à Antártida e morreu em São Petersburgo, antigamente Leningrado, em 21 de setembro de 2000.

A fronteira do humanamente possível

Existem algumas referências a autoapendicectomias na literatura. A mais antiga possivelmente foi a realizada pelo Dr. Kane em 1921, embora a operação tenha sido concluída por seus assistentes. Sabemos que Rogozov não tinha ouvido falar sobre isso antes de realizar sua operação.

A auto-cirurgia de Rogozov foi provavelmente o primeiro ato de sucesso realizado no deserto, fora do ambiente hospitalar, sem possibilidade de ajuda externa e sem nenhum outro profissional médico por perto. Continua a ser um exemplo de determinação e vontade humana para a vida. Nos anos posteriores, o próprio Rogozov rejeitou toda glorificação de sua ação. Quando pensamentos como esses lhe eram colocados, ele geralmente respondia com um sorriso e as palavras: “Um trabalho como qualquer outro, uma vida como qualquer outra”.

Artigo disponível em: BMJ 2009;339:b4965

Artigo traduzido por Fernando Farias, do Saúde Camarada, com tentativa de preservar todo o sentido do texto original sem grandes modificações além das necessárias.

Inscreva-se em nosso canal

Siga nosso Instagram e nosso TikTok

--

--