Roteando caminhos com QGIS — Tutorial — Parte 1

Bernardo Loureiro | Medida SP
MedidaSP
Published in
4 min readJun 1, 2017

--

Frequentemente nas aulas que ofereço surge a pergunta de como traçar rotas entre dois pontos ou endereços. Este post é o primeiro de uma série que ensinará vários métodos de roteamento utilizando o software livre e gratuito QGIS.

Primeiro, vale uma curta explicação do que são rotas em um software GIS. Rotas são maneiras de se chegar de um ponto A a um ponto B através de um espaço que apresenta restrições ao movimento. Por exemplo: a rota mais curta entre os pontos A e B na imagem abaixo seria uma linha reta, caso não precisássemos nos preocupar em andar somente sobre ruas e em não atravessar prédios.

Diferentes rotas entre A e B: pedestre (vermelho), carro (azul). Calculadas usando QGIS e o plugin GeoSearch.

Há ainda um outro complicador: essas restrições de movimento no espaço dependem de vários fatores, incluindo o modo de transporte. Se você está a pé, pode caminhar nas ruas em qualquer sentido, mas de carro você precisa respeitar a mão das ruas. De transporte público, você precisa seguir as linhas e paradas existentes de ônibus e metrô.

Tudo isso é para mostrar que roteamento pode ser algo extremamente complicado. Mas isso não quer dizer que seja difícil de fazer no QGIS!

Mãos à obra: roteando com QGIS e GeoSearch

Vamos começar a rotear! Baixe o QGIS (se ainda não o fez); depois vá no menu plugins (ou complementos) e procure por "GeoSearch".

O plugin GeoSearch do QGIS.

Após instalar, volte ao menu plugins e abra o GeoSearch. Vá na aba "Route" e coloque endereços ou coordenadas para calcular a rota. Você também pode clicar em "From Map…" e selecionar pontos na tela para rotear entre eles (após selecionar os pontos clique com o botão direito para voltar ao plugin).

Selecione o modo da viagem: driving, walking, bicycling ou transit (transporte público). Para procurar a rota clique em "Search".

Dica: o plugin não aceita vários acentos usados em português, então você precisa procurar por "Sao Paulo", se não vai falhar (leia sobre imperialismo e encoding de caracteres).

Tela da função de rotas no plugin GeoSearch.

O plugin vai utilizar a API de direções do Google Maps para calcular a rota. Essa busca é feita pela internet então pode demorar alguns instantes. Quando acabar, o plugin vai adicionar duas camadas ao seu mapa que começam com "GeoSearch_…". Uma é a rota e a outra o caminho em linha reta.

Rota calculada pelo GeoSearch, com uma base por baixo das ruas de SP para visualização.

Essas camadas podem ser salvas em Shapefiles no seu computador, clicando nelas com o botão direito e escolhendo "Salvar como…". E sê você der uma olhada na tabela de atributos, ela deve conter a distância e tempo de viagem de cada segmento de reta que compõe a rota.

Tabela de atributo da rota.

Ótimo! Mas como calcular rotas para vários endereços?

O lado bom do plugin GeoSearch é que ele é fácil de usar e bastante confiável, por usar um serviço do Google Maps. O lado ruim é que o processo é bastante manual, e não permite que você inclua uma lista de várias origens e destinos de uma vez. Além disso, o Google Maps tem um limite de 2.500 rotas calculadas por dia, a partir do qual você precisa pagar pelo serviço.

É bom lembrar que roteamento é algo complexo — por isso que o GeoSearch utiliza o serviço do Google. Há outras maneiras de rotear caminhos que não utilizam nenhum serviço online e que permitem maior automatização. Vamos falar sobre algumas dessas técnicas em breve nos próximos posts sobre este assunto.

--

--