Pontos difusos

Uendel Quintela
Aug 31, 2018 · 2 min read

No silêncio estridente das ideias inquietas faz morada uma tranquila frustração que, por vezes, emerge nos momentos mais inadequados.

Aparece ao contemplar os dias do calendário, ao observar a tela de embarque do aeroporto, ao testemunhar a pulsação do trânsito na hora do rush. Cada um deles relembrando os destinos que nunca fui, os compromissos que nunca vou atender, as histórias que nunca vou contar, as experiências que nunca vou viver.

Basta parar por alguns segundos em frente a uma estação de metrô, ou na calçada de uma avenida de um centro urbano movimentado, para se maravilhar com a grossa piada de existirem tantos seres humanos. Cada um com a sua vida, cada um com seus trejeitos, com suas lutas diárias, suas preocupações, seus medos, angústias, loucuras, amigos, amores, interesses e desinteresses, vitórias e derrotas, sonhos e pesadelos.

Assim, sem pedir licença, vem a sensação de estar em apenas um lugar, que ocupa apenas um tempo, onde a seta do marcador insiste em apontar no mapa: aqui.

E a mente, como se não houvesse nada melhor para ocupar seu tempo, gera de um jeito sem jeito, um pensamento de possuir apenas um corpo, de dispor de apenas um eu, de ser um ente finito que o infinito constrói.

É um sentimento solitário de pertencimento. O reconhecimento de que cada transeunte vive uma vida tão intensa quanto a minha. Uma história incrível que acontece invisível ao meu redor, repleta de experiências e de pessoas que existem independentemente da minha atenção, onde aparecerei, quem sabe apenas uma vez, como uma janela iluminada ao anoitecer.

Então, sem se despedir, tal emoção se dissolve do mesmo jeito que surge, deságua de volta no babélico mar do meu subconsciente e desaparece para sempre até voltar eventualmente uma outra última vez.

Meditações Silenciosas

Aqui é onde eu escrevo o que ainda não apaguei. É onde eu expulso os pensamentos que querem sair mas não acham lugar.

    Uendel Quintela

    Written by

    Trying not to change. But failing every attempt.

    Meditações Silenciosas

    Aqui é onde eu escrevo o que ainda não apaguei. É onde eu expulso os pensamentos que querem sair mas não acham lugar.

    Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
    Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
    Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade