Alguns serviços gratuitos para profissionais.

Gabriel Masson
Medium Brasil
Published in
4 min readMay 17, 2016

Quantas horas são perdidas por freelancer e empresários procurando ferramentas que atendam suas necessidades pessoais e profissionais? Pensando nisso criei essa maravilhosa lista de empresas que tive / tenho o prazer de usufruir de seus produtos, recomendo-as tanto pela questão de qualidade que elas oferecem quanto pelo suporte, que em todos os casos me encantaram e me deram lições de como é um bom atendimento.

Desde já quero declarar que não recebi nenhum centavo por essas indicações, o que me motivou á fazer essa postagem foi em recomendar boas empresas com versões gratuitas de seus produtos, visto que já tive muitas experiências ruins e perda de tempo em outros serviços justamente por não ter um feedback de seus clientes.

Organizze - https://organizze.com.br/

Ferramenta de organização financeira. Uso para controle de todos meus gastos pessoais, muito prático e fácil de usar, e de quebra o design da plataforma online e do aplicativo é de cair o queixo.

Bling - https://www.bling.com.br

Plataforma ERP para gerenciamento de comércios e micro empresas, depois de um tempo usando de teste, fiz questão de aplica-lo na minha escola, hoje tenho controle de tudo (Estoque, Vendas, CRM, Comissões de vendedores, Contas á pagar e receber, Notas Fiscais …) de uma forma extremamente fácil, eles só pecam em ainda não ter um aplicativo para Android e uma documentação melhor para os APIs #chateado.

Trello - https://trello.com/

Serviço de gerenciamento de tarefas. Esse merece uma medalha, tantas funcionalidades que quase nem da pra acreditar que é gratuito, é perfeito para gerenciar equipes, projetos, metas, trabalhos de escola, banho e tosa do seu cachorrinho, qualquer situação que precise deixar as tarefas disponíveis em murais. Trabalho em uma ONG onde todos os projetos internos são gerenciados usando o Kanbam, por isso o Trello nos atende maravilhosamente bem.

Todoist - https://todoist.com/

Ferramenta para criar listas de tarefas. Uso todos os dias para tarefas pequenas, visualmente não acho ele uma ferramenta estimulante para usar como uma agenda de compromissos ou um sistema de gerenciamento de projetos (que é o mercado da ferramenta), mas recomendo pra quem quer abandonar o papel para anotar suas micro tarefas do dia, o design do sistema e do aplicativo é bem simples e objetivo, por isso recomendo!

Google Trends - https://www.google.com.br/trends/

Ferramenta de analise de palavras chaves. Você está pensando em um novo negócio? está criando uma nova campanha publicitária? com o Google Trends você consegue saber o que acontece no mundo, quais são as palavras ou assuntos do momento ou o que mais pesquisam nos mais diferentes assuntos, tudo isso com filtros avançados, permitindo visualizar informações por região, eu uso para pesquisa de mercado, só podia ser mais uma criança da Google mesmo ❤.

Zopim - https://www.zopim.com

Sistema de Chat para websites. Ideal para todo tipo de site (loja virtual, institucional, vendas), alem de disponibilizar um chat para os usuários, o Zopim oferece um painel completo de estatísticas para você gerenciar as visitas, simplesmente incrível, recomendo ele para quase todos meus clientes.

MindMeister - https://www.mindmeister.com/

Ferramenta para criação de Mapas Mentais. Simples, fácil e extremamente útil, com ela é possível criar mapas mentais de projetos e ainda criar apresentações com esses mapas, como trabalho com criatividade ela é uma aba fixa no meu navegador (rsrs).

Create Brief - http://www.createbrief.com/

Ferramenta para publicar Brief de projetos e deixa-los disponíveis online. Sinceramente ele poderia ter mais ferramentas para outras áreas como desenvolvimento de sites, entretanto é minha ferramenta oficial para registrar Brief de projetos gráficos aos designers que trabalham comigo, bem mais profissional do que ficar usando o e-mail, pois assim clientes também tem acesso, o que torna mais fácil na hora de defender algum ponto citado na reunião e eventualmente “esquecido”.

Canva - https://www.canva.com

Ferramenta de criação de artes online. O serviço mais fuc*@! maravilhoso que conheci (rsrs), por diversas vezes precisei abrir o photoshop ou qualquer outro editor para criar artes rápidas, e na maioria dessas vezes eu não estava em meu computador ~ai la vai o Gabriel abrir o Paint e chorar as pitangas~ esse serviço me ajudou muito, tem modelos prontos (pagos e gratuitos), fontes incríveis e funcionalidades que tornam o processo de criar artes coisa de criança, mas detalhe, no momento que for escolher o layout pronto, confira se é gratuito (como na imagem a baixo), mesmo valendo pagar pra usar (pois os layouts pagos são lindos), nem todo mundo tem $money para tal luxo.

Verifique a TAG de gratuito antes de escolher o layout, caso contrário você não conseguirá salvar sem pagar.

É isso ai galera, qualquer sugestão de bons serviços deixe nos comentários que irei testa-los e agrega-los nessa postagem ;)

--

--