Aos usuários que comentam nas lojas de aplicativos

juliana franchin
Medium Brasil

--

Queridos usuários que baixam apps,

Como uma boa designer, tento sempre me policiar para ler seus reviews sobre os aplicativos que temos disponíveis nas lojas, tanto Apple Store quanto Google Play.

Adoro vocês e sem seus downloads, não teria produto e eu não teria emprego. Em qualquer outro dia vou escrever apenas posts que defendem os seus direitos de navegar da melhor forma possível, de terem acesso facilitado à informação, que cada centavo gasto e segundo perdido olhando pras telinhas valha a pena. Mas hoje não...

Leio os comentários para converter suas frustrações em alegrias, na medida do possível, mas confesso que na grande maioria das vezes é um esforço grande chegar ao fim da lista. Em um relatório semanal geralmente não chego a extrair nem 10 comentários realmente construtivos para a melhoria dos produtos.

Com todo esse tempo de análise consegui perceber padrões e agrupar vocês em alguns perfis.

Os didáticos

Aaaah, adoro os didáticos! São essas pessoas que fazem toda essa jornada valer a pena. Eles informam exatamente onde está o erro, mandam modelo do telefone, dia, hora, todo o percurso percorrido, até o texto exato que apareceu na telinha deles. Continuem assim!! Tenham filhos!!!

Usuário visivelmente chateado, mas dando detalhes, ponderando, explicando. Ótimo!

Beleza, amigo. Obrigada por sinalizar!

Os imperativos

Esses são conscientes dos seus direitos de consumidores. Geralmente os comentários apresentam o termo “Estou pagando”, algum verbo que explicita diretamente o que deve ser feito, tal como “faça”, “consertem”, ameaças de abandono e abominam o termo “por favor”.

Expectativa:

Realidade:

Os p%*&#@

Tecnologia é paixão, o tempo é precioso, a frustração se potencializa e ela geralmente é a grande força motriz que leva alguém a passar pelo processo busca e preenchimento de um formulário de review nas lojas. Mas esses caras, vão além… eles têm sangue nos olhos e muita criatividade para xingamentos.

Esse só pode estar tendo um dia muito, mas muito ruim… não pode ser gratuito…

Desculpa, migs. Mas nada é pior que isso…

Tivemos um problema de atualização. Perceba como ele foi reportado pelos diferentes perfis:

Não foi didático, mas educado, discreto… ok!

Também não sei… vamos investigar!

O imperativo chegou… calma, vamos ver!

Peraí! Me dá uma chance!!

Esse resolveu desabafar… quase uma DR

Desisto…..

Tudo bem… por você eu fico! ❤

Os enfáticos

Esse grupo é marcado pela repetição, seja ela de caracteres, frases, emoticons. Às vezes vem acompanhado de palavras em caixa alta.

Uma merda, não funciona e nem abre! (tem que falar 3 vezes pra virar realidade!)

Os fanáticos

É tudo intensidade, paixão e megalomania. Para o bem e para o mal. Ele ama o time, ele ama o app. Ele odeia o time, ele dá uma estrela no app… do adversário.

Esse é do Corinthians, amigão. O do Santos é umas 2 scrolladas pra baixo!

Os incoerentes

A conexão “review” x “estrelas” muitas vezes é um mistério para quem lê. Amo mas dou 1 estrela, vou desinstalar mas dou 5 estrelas. Mas um nicho específico desse grupo chama tanta atenção e é tão frequente que ele gerou um grupo separado, que aparece no próximo tópico.

Isso na minha época era ruim…

Isso na minha época era bom…

Os “tô baixando”

Gostaria muito de conhecer pessoalmente o primeiro incoerente que começou com essa história de “estou baixando, e se for bom dou mais estrelas”. Onde vive, de quê se alimenta, por que fez isso?

Vou dar 2 estrelas por causa da numerologia…

Erick, 5 estrelas é ótimo pra gente, mas prefiro as estrelas que vêm de coração, com propriedade! ;)

Os minimalistas

Sucintos. Apenas.

Qual: parte?

Não: ajuda!

Vlw

Um minimalista incoerente…

Os poliglotas

Tirando os erros de português, que infelizmente se alastraram desde o advento das redes sociais, há alguns desse grupo que ultrapassam os limites da coerência do português e se comunicam através de um dialeto próprio.

Parece ser bom… a não ser que ele seja um minimalista incoerente poliglota.

a VC também!

Poliglota enfático

Caio… help me help you :(

As crianças

Essas aí são um capítulo especial, porque elas conseguem conter quase (se não todos) os grupos citados acima.

Tem potencial para ser didática… e ainda agradeceu!

Olha a boca, menino! Pais, please, olhem de vez em quando os comentários dos seus filhos, viu? Às vezes chega a ser assustador!

“Tô baixando” enfático. Número da sorte, 3.

Projeto de incoerente…

Literalmente poliglota!

Minimalista boca suja.

Menção honrosa

Esses não são padrão, mas merecem um destaque. Nossos usuários também são espirituosos, e sabem o momento de uma boa piada!

E aí, que tipo de usuário você é? :)

Brincadeiras à parte, esse post não tem a intenção de diminuir suas críticas, menosprezar você, usuário querido, nem mostrar superioridade ou ofendê-lo. Na verdade, o que me motivou a escrever foi fazer a minha parte em uma campanha humilde a favor das críticas construtivas. Aquelas que vão ajudar a nós, desenvolvedores e criadores de aplicativos, a entendermos suas frustrações e convertê-las em muitas estrelas, transformar palavrões em corações e CAPS LooOOooCCKkkSsS INTENSSSOOSSSSS dE aMorrrr!!!! (mas só depois de baixar o aplicativo, hein?)

Atenciosamente,
A designer que lê seus comentários.

--

--

juliana franchin
Medium Brasil

Lead UX Designer na Globo+ Recomendadora de podcasts em Eu Amo Podcast ❤