Benefícios das disputas no mercado digital

Caio Costa
Medium Brasil
Published in
3 min readAug 27, 2015

Estamos vivendo uma época incrível onde surgem serviços que afetam diretamente a vida de muitas pessoas, especificamente as que possuem uma “vida digital”. Ou seja, as que vivem e trabalham com auxílio do smartphone conectado à internet, essa linda.

Se você está lendo este texto por aqui, provavelmente já está acostumado com a dinâmica digital. Não é novidade que o tempo está cada vez mais acelerado, mais opções de entretenimento surgem e personalização é a palavra de ordem dos principais aplicativos do seu aparelho. Afinal, é impossível duas pessoas possuírem a mesma timeline nas mídias sociais.

O que quero pontuar é como o mercado de aplicativos está em um momento de criatividade absurda, com objetivo de transformar pessoas em produtoras de conteúdo em qualquer lugar que ela esteja. Sim, estou me referindo ao Snapchat e Periscope, serviços que, certamente, estão tirando a tranquilidade da equipe do Facebook. A prova disso foi o lançamento do Mentions, concorrente direto do Periscope. Enquanto o último disponibilizou a ferramenta para todos, Facebook só deixou nas mãos das celebridades que, por enquanto, ainda não sabem o que fazer com esta interação em tempo real com seus fãs.

Perceba o cenário: há quase cinco meses, o Periscope foi lançado e já possui mais de 10 milhões de usuários, que estão produzindo, segundo a companhia, o equivalente a 40 anos de conteúdo todos os dias. Mark e qualquer outra empresa que queira competir com eles não possuem mais tempo para aprimorar a ferramenta, tanto que o Mentions ainda possui muita instabilidade nas transmissões. Mas, o que importa, é que ele já está no mercado para tentar não perder mais espaço para o oponente.

O lema “o feito é melhor que perfeito” é o guia deste momento do mercado

Mesmo ainda com meses de operação, já existem vagas para analistas em mídias sociais que já estão exigindo do candidato noções de uso no Snapchat e Periscope, que até o início do ano ninguém sonhava sobre sua existência, comprovando como o profissional da área precisa estudar constantemente para não ficar de fora nas novidades.

E como o tempo de lançamento de novos concorrentes não para de acontecer, já existe uma ferramenta para disputar a atenção do usuário: o Blab, espécie de Hangout do Periscope. Até quatro pessoas podem transmitir simultaneamente através de vídeo, abrindo possiblidades interessantes para quem já está habituado a produzir suas próprias transmissões individuais pela telinha.

O mundo digital está implacável até mesmo para serviços estabelecidos, como o Easy Taxi e 99 Taxis. Se não bastasse a disputa entre eles, o Uber surgiu com proposta diferente de transporte e forçou as mais velhas a aumentarem a sua presença na mente das pessoas, chegando até a veicular campanha nas ruas.

O fato é que estamos vivendo um momento de intensa criatividade no mercado digital e boa parte da população está podendo se beneficiar com tanta facilidade ao alcance das mãos. É incrível pensar que, enquanto digito e publico este texto, pode surgir algum aplicativo revolucionário e que ganhará fama em pouco tempo. Resta para nós, curtir este momento.

Gostou do texto? Recomende para seus amigos pensarem sobre o assunto. Se você usa Periscope e Blab, procure por blogcitario para assistir às minhas lives e transmissões sobre Marketing Digital, Publicidade e Mídias Sociais.

--

--

Caio Costa
Medium Brasil

Produtor de conteúdo que fala sobre publicidade, marketing digital e mídias sociais. Gerente do Social Media Bahia e palestrante.