Como As Meninas explicam O Capital no Século XXI.
Talvez você não tenha percebido, mas meu amigo, eu tenho o dever de deixar isso explícito para você. Um Axé do final dos anos 90 resume de forma muito prática a principal obra de Thomas Piketty.
Thomas Piketty, professor da Escola de Economia de Paris, pesquisou durante muitos anos (muitos mesmo) a acumulação de capital em países desenvolvidos. O resultado de sua pesquisa é o best-seller O Capital no Século XXI.
Uma conclusão bem resumida é que “existe a tendência inerente à concentração de renda, fato que intensifica a desigualdade sócio-econômica”. Isso causou um frenesi em escala mundial sobre sua constatação e orientações para contornar o problema de desigualdade.
Mas para o Brasil essa conclusão não é nova , pois antes de Piketty, nós conhecemos As Meninas.
As Meninas, eram um grupo de axé de meados dos anos 90 e o maior sucesso foi Xibom BomBom. Eu era criança na época e me lembro de vários programas (TV XUXA, Eliana, etc.) onde recebemos essa mensagem importante e questionadora, de que o capital acumulado é represado nas mesmas mãos, perpetuando a desigualdade social.
Em resumo, As Meninas compuseram o maior ode a Economia inspirado em Marx e precursor de Piketty, situando o Brasil que a concentração do capital pelo famoso 1% mais rico é extremamente danosa a sociedade. E essa conclusão não é um mero chute ao acaso, é o fruto de um vasto estudo da cadeia hereditária.
E o motivo todo mundo
Já conhece
É que o de cima sobe
E o de baixo desce
Você pode até fingir que não, mas As Meninas já mostravam qual era o sonho do brasileiro médio, aquele que anos depois foi chamado de nova classe média. Além de alimento, a educação sempre foi um dos principais pilares do desejo da Classe C do final dos anos 90.
Mas eu só quero
Educar meus filhos
Tornar um cidadão
Com muita dignidade
Eu quero viver bem
Quero me alimentar
É claro que isso não era possível, pois o dinheiro não dava nem para melar (?). E assim, quase 15 anos depois, Pikkety surge com suas conclusões e podemos dizer, sem medo de pensarem que lembramos do Axé d’As Meninas, que o rico cada vez fica mais rico.
Dê o play e reveja o resumo musical ou dance ao som de um axé que era hit em todos os lugares:
Xibom Bombom ☺