Como enxergar o melhor de si

Cinco maneiras de buscar o auto conhecimento

Guimarães
Medium Brasil
2 min readApr 12, 2017

--

moldando sua imagem

Olá, tudo bem? Eu estou bem, na verdade estou pensativo é um pouco confuso é por isso vim aqui compartilhar o problema que tenho de enxergar minhas qualidades e defeitos. A visão que tenho sobre mim é distorcida da realidade, as qualidades e principalmente os defeitos que tenho são diferente do que penso ter, minha visão é distorcida, exagerada e fora da realidade.

Se você também passar por isso, chega mais…

Como todos dizem falar sobre si é muito fácil, mas eu não concordo muito com isso, tenho péssimo problema pra falar sobre mim, pois não consigo enxergar minhas qualidades é vejo defeitos em mim à todo instante. Então, como falar de si quando a sua visão sobre si é distorcida?

Acho que esse não é um problema só meu, muitas, muitas pessoas tem essa dificuldade de enxergar todas as qualidades e defeitos reais que temos, sei que o ser humano tem uma leve tendência ao exagero, mas que tal ter uma visão mais realística? Aqui vão algumas dicas.

Fazer Psicoterapia: “A primeira forma de buscar autoconhecimento eu diria que é a Psicoterapia. Um acompanhamento guiado por um profissional de psicologia, onde são usadas técnicas de diálogo para verificação de como esse indivíduo se vê inserido no mundo. Lá a pessoa recebe orientação e pode ser induzido à autorreflexão. É uma possibilidade de analisar pensamentos, sentimentos e comportamentos recorrentes e suas consequências.”

Ler: “A leitura é uma outra alternativa de busca por orientação no autoconhecimento. Existem vários livros disponíveis com questionamentos sobre as nossas atitudes e limitações. É uma forma de tomar consciência do processo e dar os primeiros passos através de um investimento financeiro mínimo.”

Perceber-se: “Prestar atenção nas suas necessidades, aprender a dizer não, conhecer suas limitações, ouvir seus desejos e avaliá-los sabendo ter controle sobre eles. São medidas a serem tomadas diariamente, aceitando que tudo que se pode fazer, é tudo que se pode fazer. Aprender a identificar sinais no nosso corpo de cansaço, de fome, de necessidade de exercício, de correção de postura, que passam batido pela nossa percepção.”

Faça listas: “Liste a sua percepção de si mesmo, com suas limitações e defeitos, mas também com as qualidades. Conteste todos os pontos com situações que neguem ou não aquela determinada coisa. Existem alguns aplicativos que orientam essa busca, como o Bliss, onde você tem a oportunidade de listar coisas pelas quais você é grato, que fizeram seu dia melhor.’’

Seja aberto: “Dedique-se a descobrir novos passatempos e evite decidir que não gosta de tomate, por exemplo. Antes disso coma todas as possibilidades de preparo desse alimento. Deixe-se surpreender.”

--

--