Como o sábio conselho do Jaiminho pode te salvar nas mídias sociais

Caio Costa
Medium Brasil
Published in
2 min readOct 9, 2015

A internet pode ser definida como uma ilha cercada de zoeira por todos os lados. Quem possui perfis no Twitter, Facebook e tem um blog sabe como, diariamente, os trolls estão prontos para invadir posts alheios para cumprir a cota da zoeira. Uma frase mal escrita, uma opinião um pouco mais polêmica ou uma verdade que poucos estariam dispostos a compartilhar com o mundo são iscas perfeitas para atrair aqueles comentários que funcionam como faíscas para explosão dos famosos “textões” ou discussões on line que deixariam Ratinho com inveja. Lembra como estava o Facebook antes e durante as eleições 2014?

Confesso que tive minha fase onde queria debater os assuntos que meus amigos publicavam. Já fiquei 4 horas escrevendo nos comentários de um post alheio com uma pessoa que defendia a Telexfree e que hoje deve estar capinando o seu lote até hoje. Participei de outra discussão sobre as tarifas de estacionamentos em shoppings de Salvador que durou, literalmente, o dia inteiro, gerando mais de 200 comentários, onde cada um tinha cerca de dois parágrafos. Fico me perguntando o motivo de não ter lembrado do “tudo para evitar a fadiga” nestas ocasiões.

A internet é uma ilha cercada de zoeira por todos os lados. Nunca esqueça disso!

Recentemente estava rolando a timeline do Facebook distraidamente quando me deparei com o post de um amigo sobre um assunto. Esqueci o sábio conselho por um instante e comecei a escrever minha opinião com uma pitada de ironia e pronto: sucedeu-se aquela intensa troca de mensagens que eu evitei com sucesso por muito tempo por causa do nobre velhinho de um dos meus programas de infância.

Não sei você, mas depois deste tipo de discussão fica a sensação de improdutividade, já que dificilmente os lados do debate mudam de ideia por causa do “bate boca”. Os envolvidos acabam apenas dando show para outros assistirem de camarote, como o meme do Michael Jackson ensina tão bem.

Prometi a mim mesmo que Jaiminho poderá ficar tranquilo que farei de tudo para evitar a fadiga. Seguirei firme ignorando a tentação de começar uma guerra de palavras em posts alheios, pelo bem da minha saúde mental. E a do outro também.

--

--

Caio Costa
Medium Brasil

Produtor de conteúdo que fala sobre publicidade, marketing digital e mídias sociais. Gerente do Social Media Bahia e palestrante.