Ensinando a pescar: A história do mendigo que aprendeu a programar

barba uonderias 
Medium Brasil
Published in
3 min readOct 8, 2014

Leo tem 36 anos e vive em Nova York, Patrick também é um New Yorker, 23, que trabalha como engenheiro de software.

Tudo começou com esse post no Medium e a parte 2 foi escrita logo depois. Segundo Patrick, ele passava por um homem todos os dias no caminho do trabalho e um dia decidiu que iria provar para si mesmo e para o mundo que o dinheiro não vale tanto quanto a educação. Passou então a chamá-lo de The Journeyman Hacker até colocar seu projeto em prática e depois descobrir o verdadeiro nome do mendigo. A sensação que o jovem engenheiro tinha, era a mesma de quando você vê um garçom, um caixa, um zelador e sabe que aquela pessoa está no lugar errado. Uma tentativa de corrigir uma dessas peças fora do lugar.

Para Leo, Patrick daria 2 opções:

- Dar 100 dólares em dinheiro ao mendigo.

- Retornar no outro dia com um notebook básico e 3 livros para aprender a programar. Então ele voltaria todos os dias 1 hora antes do trabalho para ensinar Leo a ser um engenheiro de software.

Dê um peixe a um homem faminto e você o alimentará por um dia. Ensine-o a pescar, e você o estará alimentando pelo resto da vida.

O kit inicial que Patrick comprou pela Amazon continha o seguinte material:

- Samsung Chromebook com 3G (é um notebook completamente básico, rodando algum app de codificação e o 3G é utilizado para acesso ao Code Academy e demais sites com tutoriais). — Iniciante: “JavaScript for Beginners” — Intermediário: “Secrets of the JavaScript Ninja” — Avançado: “Javascript the Good Parts” — Bateria solar para o notebook. — Alguma coisa para esconder o notebook (Patrick pediu sugestões por email).

Apenas Oito semanas depois, Patrick publicou na página do facebook do projeto que Leo já está pronto para lançar o seu aplicativo. Porém, uma situação bastante indelicada aconteceu no dia 14 de Outubro. Leo aparentemente foi preso pela polícia de NY por invasão. Pouco se sabe sobre o caso, mas acredito que pode ter acontecido um engano ou apenas um vacilo da parte do mendigo. No dia 15 ele foi solto, podendo assim participar de uma entrevista no programa da NBC, The Today Show. Leo já havia sido entrevistado pelo Business Insider e pelo Mashable.

O desenrolar dessa maravilhosa jornada de um homem que resolveu ensinar um morador de rua a programar e com isso, vender seus próprios aplicativos, você pode acompanhar pelos links no final desse post.

Assista a entrevista completa:

Hoje a web está cheia de projetos que visam facilitar e estimular a aprendizagem em linguagens de programção. O site Code.org é talvez o maior exemplo disso, com apoio de celebridades e grandes empresários web. Uma de suas iniciativas será um programa chamado Hour of Code, que acontecerá na segunda semana de dezembro. Na ocasião, pessoas sem conhecimento prévio poderão ser introduzidas ao mundo da ciência da computação com material interativo, incluindo tutoriais de Bill Gates e Mark Zuckerberg. A intenção é atingir 10 milhões de estudantes e terá arte relacionadas a Angry Birds e Plants vs. Zombies. Assim como a Code Academy, Coursera (que possui vários outros cursos) e o recém-lançado Dash.

Pra quem não sabe, eu trabalho com web e conhecer a história de Leo e a coragem de Patrick McConlogue foi fascinante.

Alguns dados aqui, aqui e aqui.

Journeymancourse.com
Facebook.com/journeymanchallenge

Originally published at cacoeteseletivo.com.br.

--

--