Foto de 전주홍

Entre a razão e a emoção existe a saudade

Rafael Barbosa
Medium Brasil
Published in
3 min readMar 5, 2023

--

Dizem que o lado esquerdo do cérebro é responsável pela razão, enquanto o lado direito processa todas as nossas emoções. Bom, eu não vou confrontar a ciência, mas confesso que está cada vez mais difícil acreditar nessa divisão enquanto vivo um embate diário entre a razão (que sim, sinto que vem do meu cérebro) e a emoção, que nesse caso parece sair diretamente do meu coração.

Sim, do coração. Porque só isso explica a dor física que sinto quando o agir por impulso quase toma o controle, mas a racionalidade impede sempre no último momento. O problema é que eu não sei se a minha parte racional é forte o bastante para resistir por tanto tempo.

O lado da razão até que faz um bom trabalho. Não vejo fotos antigas, não stalkeio para saber como você está. Evito — com certo sucesso — passar pelos stories de amigos com quem você costuma sair. Até a janela de chat arquivada fica quietinha lá, esquecida na maior parte do tempo.

Mas todas as essas coisas são apenas estímulos visuais que ajudam a reforçar algo que nunca saiu da minha cabeça e do meu coração.

Basta uma música, um meme que eu sei que você daria risada ou um vídeo de algo que você gosta e a emoção ganha uma força descomunal. O coração, que passa a maior parte do tempo fazendo o trabalho de bombear o sangue do meu corpo, de repente passa a bombear saudade. E a saudade é um sentimento quase tão forte quanto o amor.

Só que a saudade sozinha não seria capaz de me fazer agir por impulso. Quando isso acontece, o amor que eu pensava ter enfraquecido, mostra que estava apenas escondido em algum cantinho do meu coração. E esses dois sentimentos juntos são implacáveis. Estão acima da racionalidade.

Quando a saudade e o amor se unem, o lado esquerdo do cérebro é completamente desarmado. Eu sei que isso é fisicamente e biologicamente impossível, mas a sensação é de que todas as minhas ações passam a ser comandadas pelo coração bombeando só amor e saudade.

É nessa hora que eu abro a janela arquivada de chat e começo a escrever que sinto a sua falta, que clico em compartilhar e procuro a sua @ nas pessoas que eu sigo. É nessa hora que tenho vontade de gritar para todo mundo que, por trás dessa máscara de pessoa forte, você ainda é a minha maior fraqueza.

Seja por azar ou sorte, eu tenho um coração fraco. Ele não é capaz de bombear essa mistura de emoções por muito tempo, o que abre um espaço muito pequeno para que a razão entre em cena. Quase sempre naquele último segundo antes de clicar em enviar.

A minha parte racional sabe que se a emoção tomar o controle, o resultado será terrível. A razão sabe o que esperar. Afinal, foi com a ajuda dela que entendi todos os sinais. Mas tenho certeza que o meu lado emocional não está preparado para lidar com o resultado das próprias ações. Já passei por isso.

No final do dia, seria o lado esquerdo o responsável por processar novamente toda a dor que achei ter superado.

Eu não quero viver para sempre nesse ciclo, então tento fortalecer cada vez mais o meu lado racional. Mas a que custo? Te esquecer é um preço alto demais e eu não tenho escolha.

É muito mais fácil desapegar de uma pessoa do que de um sentimento. Sigo tentando. Em algum momento eu vou conseguir. Enquanto isso, espero que o meu lado esquerdo não me deixe na mão.

--

--

Rafael Barbosa
Medium Brasil

Eu escrevo. Às vezes sai algo legal. Insta: @rafabarbosa