Mães surtadas na esterilização, filhos frágeis e doentes.

Odemilson Louzada Junior
Medium Brasil
Published in
2 min readOct 28, 2017

--

(Tradução livre de um artigo de Murali Tumahai, Gerente de Documentação em Garantia de Qualidade da Nutraceutical)

Um estudo foi conduzido comparando certas características da população de duas cidades, uma na Finlândia e outra na Rússia. As populações desses duas cidades têm uma herança genética praticamente idêntica, pelo fato de que no passado (e por centenas de anos) antes da delimitação da fronteira hoje existente entre os dois países, ambas as populações formavam um mesmo povoado.

Com o passar dos anos, o lado finlandês alcançou mais riqueza e prosperidade, e com isso os cidadãos se tornaram mais preocupados com a limpeza, antibióticos, e cuidados de saúde cada vez mais específicos e sofisticados. Já no lado russo, os habitantes se mantiveram comparativamente mais pobres, tiveram vidas mais difíceis, passaram por muitos problemas e com isso, diferente do que ocorria com seus co-irmãos finlandeses, os estresses habituais da luta pela sobrevivência no lado russo se tornaram largamente mais relevantes do que coisas como por exemplo, garantir que os bebês tivessem o ambiente mais esterilizado e livre de germes quanto possível.

Então, alguém percebeu — O lado finlandês passou a apresentar um aumento muito grande na incidência de casos de alergias, asma, diabetes tipo 1, e outras patologias. Já no lado russo, que compartilhava a mesma herança genética, as taxas de incidência dessas patologias mantiveram-se bastante estáveis no mesmo período. Através de pesquisas, foi investigado que a crescente obsessão por limpeza e esterilização e também o desprezo pelas atividades nas quais as crianças “se sujavam” era a causa direta para um aumento substantivo na quantidade de variados problemas de saúde na Finlândia.

Você sabia que existe uma variedade de BACTÉRIAS residentes em nosso organismo, notadamente em nossa flora intestinal, e que a falta de determinadas variedades dessas bactérias é algo que está sendo cada vez mais investigado e pesquisado como uma das causas contribuintes para a explosão mundial de obesidade?

Ora, estão começando a ocorrer descobertas de que podem haver relações entre bactérias intestinais e até mesmo o autismo, a ponto de se considerar o tratamento com transplantes fecais(que vem a ser a ingestão de cápsulas contendo material fecal de outro ser humano com uma flora saudável e funcional de bactérias intestinais). Esse é o nível do quanto as bactérias intestinais são fundamentais para o funcionamento adequado do organismo humano.

As bactérias são CRUCIAIS para o crescimento e desenvolvimento de um ser humano saudável. Se você realmente se importa com seus filhos, talvez seja o caso de ao invés de dar uma de “mamãe e papai zelosos e surtados”, pensar em GARANTIR que os pequenos tenham acesso a uma boa quantidade de bactérias pelos primeiros 5 anos de vida deles.

--

--

Odemilson Louzada Junior
Medium Brasil

Desde 1974 driblando a lei de Murphy. Conseguindo na maioria das vezes.