Manifesto de um Cypherpunk

Guimarães
Medium Brasil
Published in
4 min readMay 11, 2017

A privacidade é necessária para uma sociedade aberta na era eletrônica. Privacidade não é segredo. Um assunto privado é algo que não desejamos que o mundo inteiro saiba, mas um assunto secreto é algo que ninguém quer que ninguém saiba. Privacidade é o poder de se revelar seletivamente ao mundo.

Se duas partes têm algum tipo de negociação, então cada um tem uma memória de sua interação. Cada partido pode falar sobre sua própria memória disto; Como alguém poderia evitar isso? Pode-se aprovar leis contra ela, mas a liberdade de expressão, ainda é mais importante que a privacidade, é fundamental para uma sociedade aberta; Procuramos não restringir qualquer discurso. Se muitas partes falam juntas no mesmo fórum, cada um pode falar com todos os outros e agregar o conhecimento sobre indivíduos e outras partes. O poder das comunicações electrônicas permitiu tal discurso de grupo, e ele não vai embora apenas porque poderíamos querer.

Uma vez que desejamos privacidade, devemos garantir que cada parte de uma transação tenha conhecimento apenas do que é diretamente necessário para essa transação. Uma vez que qualquer informação pode ser falada, devemos garantir que revelamos o mínimo possível. Na maioria dos casos, a identidade pessoal não é saliente. Quando eu comprar uma revista em uma loja e entregar dinheiro para o funcionário, não há necessidade de saber quem eu sou. Quando pergunto ao meu provedor de correio eletrônico para enviar e receber mensagens, meu provedor não precisa saber a quem estou falando ou o que estou dizendo ou o que os outros estão dizendo para mim; Meu provedor só precisa saber como obter a mensagem lá e quanto eu devo-lhes em taxas. Quando minha identidade é revelada pelo mecanismo subjacente da transação, não tenho privacidade. Eu não posso aqui revelar-me seletivamente; Sempre devo me revelar.

Portanto, a privacidade em uma sociedade aberta requer sistemas de transações anônimas. Até agora, o dinheiro foi o principal sistema. Um sistema de transação anônima não é um sistema de transação secreta. Um sistema anônimo capacita os indivíduos a revelar sua identidade quando desejada e somente quando desejada; Esta é a essência da privacidade.

Privacidade em uma sociedade aberta também requer criptografia. Se eu disser algo, quero que seja ouvido apenas por aqueles para quem eu pretendo fazê-lo. Se o conteúdo do meu discurso está disponível para o mundo, eu não tenho privacidade. Criptografar é indicar o desejo de privacidade, e criptografar com fraca criptografia é indicar não muito desejo de privacidade. Além disso, revelar a identidade com certeza quando o padrão é anonimato requer a assinatura criptográfica.

Não podemos esperar que governos, corporações ou outras organizações grandes e sem rosto nos concedam privacidade de sua beneficência. É a sua vantagem para falar de nós, e devemos esperar que eles vão falar. Tentar impedir a sua fala é lutar contra as realidades da informação. A informação não quer apenas liberdade, quer ser livre. As informações se expandem para preencher o espaço de armazenamento disponível. A informação é o primo mais jovem e mais forte do Rumor; A informação é rápida com os pés, tem mais olhos, sabe mais, e compreende menos do que Rumor.

Devemos defender nossa própria privacidade se esperamos ter qualquer. Temos de nos unir e criar sistemas que permitam transacções anônimas. As pessoas têm defendido sua própria privacidade por séculos com sussurros, escuridão, envelopes, portas fechadas, apertos de mão secretos e mensageiros. As tecnologias do passado não permitem a privacidade forte, mas as tecnologias eletrônicas fazem.

Nós, os Cypherpunks, estamos dedicados a construir sistemas anônimo. Estamos defendendo nossa privacidade com criptografia, com sistemas anônimos de encaminhamento de correio, assinaturas digitais e dinheiro eletrônico.

Cypherpunks escrevam códigos. Sabemos que alguém tem de escrever um software para defender a privacidade, e uma vez que não podemos obter privacidade a menos que todos nós, vamos escrevê-lo. Nós publicamos nosso código para que nossos companheiros Cypherpunks possam praticar e brincar com ele. Nosso código é gratuito para todos, em todo o mundo. Não nos importamos muito se você não aprovar o software que escrevemos. Sabemos que o software não pode ser destruído e que um sistema amplamente disperso não pode ser desligado.

Os Cypherpunks deploram os regulamentos sobre criptografia, pois a criptografia é fundamentalmente um ato privado. O ato de criptografia, na verdade, remove informações do domínio público. Mesmo as leis contra a criptografia atingem apenas a fronteira de uma nação e o braço de sua violência. A criptografia será inelutávelmente espalhada por todo o globo, e com ela os sistemas de transações anônimas que torna possível.

Para que a privacidade seja generalizada, ela deve fazer parte de um contrato social. As pessoas devem vir e juntas implementar esses sistemas para o bem comum. Privacidade só se estende tanto quanto a cooperação de seus companheiros na sociedade. Nós os Cypherpunks procuram suas perguntas e suas preocupações e espero que possamos envolvê-lo para que não nos enganemos. Não seremos, no entanto, afastados do nosso curso porque alguns podem discordar dos nossos objetivos.

Os Cypherpunks estão ativamente empenhados em tornar as redes mais seguras para a privacidade. Vamos avançar juntos.

Em frente.

Eric Hughes <hughes@soda.berkeley.edu>

9 de Março de 1993 — Texto traduzido do site https://www.activism.net

--

--