Marcas de tintas de aquarela livres de ingredientes de origem animal

Os animais não precisam sofrer em nome da arte


Como artistas, deveríamos procurar saber de onde vem os produtos utilizados na matéria prima que compõem os nossas ferramentas de trabalho. Tintas de aquarela muitas vezes são produzidas com fel de boi como agente umectante, ou ainda, com pigmentos extraídos de animais. Nessa postagem, vou listar as aquarelas seguras para quem se preocupa com os bichinhos, com informações coletadas das próprias marcas por e-mail ou telefone.

Colors of Nature

A primeira da lista é a única empresa de materiais artísticos do mundo com selo de aprovação do PETA. A empresa americana vende diversos tipos de produtos livres de origem animal e garante que nenhum de seus produtos ou matérias primas foram testados em animais. As aquarelas são vendidas separadamente ou em lotes de 12, 8 ou 6 unidades, sendo que você pode escolher as cores. A única desvantagem dessa aquarela é o fato de não ser comercializada aqui no Brasil.

Aquarelas Lukas — Todas as linhas

Foi uma felicidade saber que nenhuma das aquarelas da Lukas possui matérias primas de origem animal! É uma marca que ainda está conquistando o seu espaço aqui no Brasil, mas já é a queridinha de muitos artistas. Quem conhece aprova! Segundo o e-mail enviando pelo SAC da empresa, o único produto que possui componentes animais é o Shellac Soap, um aditivo para aquarelas, que é feito de uma resina extraída de insetos.

KOH-I-NOOR HARDTMUTH — Todas as linhas e produtos

Pode comemorar e comprar à vontade qualquer produto dessa famosa e tradicional marca da República Tcheca. Nenhum produto da marca Koh-i-Noor é fabricado com matérias-primas de origem animal, incluindo as aquarelas. É uma pena que pesquisando nas lojas brasileiras, não encontrei em nenhuma a aquarela da linha profissional Mondeluz (na foto acima à direita) só as baratinhas da linha escolar. Bom, pelo menos é uma ótima opção para iniciantes.

Royal Talens — Linhas Rembrandt e Van Gogh

Quando indaguei a Royal Talens sobre o uso de produtos animais em suas aquarelas, eles me responderam rapidamente com uma lista completa sobre todos os seus materiais (coisa mais linda)! E mais uma vez, boa notícias: das aquarelas produzidas pela empresa, apenas as cores 702 da linha Rembrandt e a 701 da linha Van Gogh possuem componentes animais. Isso quer dizer que todas as outras cores estão livres.

Pela minha pesquisa, as duas cores possuem o pigmento do mal, o PBk9, que é um pigmento produzido através da carbonização de ossos e chifres de animais e muito utilizado para a fabricação da cor que conhecemos como Ivory Black. Pesquisando mais um pouco, percebi que essas cores não estão incluídas nos kits de aquarela que são vendidos aqui no Brasil. Então, se você está procurando um kit de aquarela, as da Talens são uma boa pedida.

Lista Completa Talens: Baixar

Holbein — HWC, HPN e Iridori

A Holbein é uma marca japonesa de aquarelas de alta qualidade. A sua linha mais simples, a Iridori, não possui nenhum ingrediente animal. Já a linha de aquarelas profissionais conhecidas pelas iniciais impressas nas embalagens como HWC (em tubos) e HPN (pastilhas) contém produtos de origem animal nas cores Ivory Black de código PN612, W138 e W338. Como já sabemos, o pigmento PBk9 costuma ser ainda muito comum no uso da fabricação do Ivory Black.

Lista Completa Holbein: Baixar

Schmincke — Linha Akademie

Uma das linhas de aquarela mas respeitadas e conhecidas pela alta qualidade é a Schmincke, de origem alemã. As aquarelas da linha Akademie, voltadas aos estudantes de arte, são livres de produtos de origem animal. A marca também me enviou uma lista completa de seus produtos que contém ingredientes de origem animal. Infelizmente, a linha Horadam, que é a profissional, contém fel de boi na sua composição.

Lista Completa Schmincke: Baixar

Winsor and Newton — Linha Cotman

Outra marca linda que me respondeu super rápido e também me forneceu uma lista completa foi a Winsor and Newton. Todas as aquarelas da linha Artist, que é a profissional, contém fel de boi em sua composição. Das aquarelas Cotman, que são da linha de estudante, as cores Viridian Hue, Raw Umber e Ivory Black. Também não me informaram qual é o produto animal utilizado nessas cores, mas a cor Ivory Black com certeza deve ter também o maldito pigmento PBk9.

Lista Completa Winsor and Newton: Baixar

Outras Marcas

Entrei em contato com a Sakura e me responderam, que infelizmente eles possuem produtos com ingredientes de origem animal. Mas isso foi tudo, não me passaram quais são eles e fiquei com essa dúvida em aberto.

Também tentei entrar em contato com as marcas Pébeo, Reeves, Royal Langnickel, Daler Rowney, Old Holland e Pentel para perguntar sobre os ingredientes usados na fabricação das suas aquarelas mas não obtive resposta. Caso eu receba alguma nos próximos dias vou incluir aqui na lista.

Espero que essa postagem ajude os veganos e outros amantes dos animais a escolher melhor as suas tintas de aquarela. Gostaria de ver alguma outra marca nessa lista ou tem alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo que responderei em breve.

Originally published at www.krisefe.com on March 24, 2015.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Kris Efe’s story.