Neymar e Catalunha: como o craque está mudando a política local

Matheus Laneri
Medium Brasil
Published in
3 min readNov 23, 2015

Quem pensa que o craque só decide nos campos está muito enganado

Que Neymar é um craque é indiscutível. Mas conforme demonstrado anteriormente, a joia brasileira movimenta mais que o mundo do futebol, sendo um dos responsáveis pelo declínio de nossa economia.

Só que agora a influência do camisa 10 ultrapassou os limites do Brasil, chegando ao ponto dele ser o responsável pela independência da Catalunha.

A Catalunha é uma comunidade autônoma localizada na Espanha, ali na famosa península Ibérica. Para quem não sabe, é na capital desta região que o famoso time Barcelona se localiza. Faz certo tempo que os catalães tentam tornarem-se independentes da Espanha, por uma série de motivos: orgulho, poder tocar a vida em paz, não ter um rei enchendo o saco deles, e claro, por uma questão de justiça histórica.

Com a vitória do partido nacionalista na região, o sentimento e desejo de ocorrer a independência aflorou ainda mais na galera de lá, mesmo com a Espanha querendo atrapalhar tudo. Mas está faltando algo nisso. Alguém que articule todo o processo.

E essa pessoa apareceu agora: Neymar.

Mas não o Neymar Jr, e sim o outro. Neymar Pai.

Atualmente o craque é o principal jogador do Barcelona (Messi tá machucado). O grande orgulho da região, o time que leva o nome da Catalunha para o resto do mundo. A instituição é um dos símbolos nacionais catalães e nunca escondeu isso.

Recentemente, Neymar da Silva Santos declarou que o problema fiscal que a joia anda enfrentando na justiça espanhola pode tira-lo do Barcelona.

Algo impensável para o clube catalão visto o dinheiro que foi investido ali. Com esse blefe, Neymar Pai acaba de se tornar talvez o maior articulador político que o mundo esteja presenciando na atualidade. A sua cartada pode acelerar todo o processo que se arrasta faz quase um século.

Com a Catalunha ficando independente da Espanha, Neymar Jr não teria mais problemas com o fisco e poderia se preocupar em apenas ser ousado e alegre, algo que tanto precisamos em nossas vidas. Até economicamente falando para o Brasil.

Neymar Pai, com essa jogada de mestre, ainda abre as portas para resolver os problemas que Lionel Messi também está enfrentando com o fisco espanhol.

Quem pensa que a independência da Catalunha é algo simples, está enganado.

O cenário para a guerra já está armado. O El País declarou que ou Neymar resolve as pendências ou vá embora.

Se vocês soubessem da verdade, ficariam enojados…

--

--