O Almoço e a Baía

Junior Ales
Medium Brasil
3 min readDec 28, 2015

--

São Francisco é uma cidade realmente impressionante. É uma amostra do que o trabalho humano e a exploração do mesmo muitas vezes pode fazer em vários aspectos. A quantidade e a beleza de prédios, pontes e estradas dão uma ideia do que nós somos capazes de construir.

Talvez o cartão postal mais famoso da cidade seja a ponte Golden Gate. Muitas pessoas a conhece, seja ao vivo, por fotos ou por tê-la visto em algum filme americano. Mas o que muitas pessoas não sabem é que a Golden Gate tem uma ponte irmã, a Bay Bridge. Comparando as duas pontes, a Bay Bridge é um pouco mais velha, foi inaugurada cerca de 6 meses antes da irmã. Ela além de mais velha também é maior, mais do que o dobro da extensão da outra e pode ser vista como plano de fundo da foto dessa postagem.

Mas não são só de concreto e aço as maiores construções dessa cidade. São Francisco é a referência do desenvolvimento de software estadounidense, quiçá do mundo e exatamente por isso essa foto foi possível.

Como consultor de desenvolvimento de software, fui até São Francisco começar um projeto com um cliente de longa data da empresa para qual trabalho. Por conta desse relacionamento longo, muitos outros colegas de trabalho também visitaram a cidade e por isso não era raro ver pessoas do escritório publicando fotos nas redes sociais com a Bay Bridge como plano de fundo. Na verdade era como uma tradição para todos que visitavam a cidade: vá a São Francisco, espere um dia de sol e faça pose para uma foto com a Bay Bridge ao fundo.

Obviamente eu também segui essa tradição e tenho minha foto com a ponte. Porém, a construção é tão imponente, tão desafiadora, que eu senti quase que a necessidade de retratá-la de uma forma diferente e foram nos intervalos de trabalho para o almoço que eu encontrei o que queria.

Para quem, assim como eu, visita São Francisco, a vista que essa varanda tem da ponte é hipnotizante. É quase impossível não parar por um momento para admirá-la. Porém, percebi que pessoas que conviviam com essa vista todos os dias, deixavam-la passar desapercebida. Toda a magia e imponência da construção se reduzia a nada e ter aquela obra gigantesca como plano de fundo dos almoços se tornava algo normal.

Nessa fotografia tentei registrar esse sentimento. Parecia que para quem se acostumou com a ponte, ter aquela vista todos os dias ou não era indiferente, o que para mim deixou uma lição muito grande a respeito da rotina e como lidar com ela.

Independentemente de quão grandioso, de quanto suor, sangue e lágrimas se gaste para realizar algo, o tempo e a rotina vão tornar esse feito normal. Invariavelmente ele irá se tornar corriqueiro, de valor reduzido. Todavia, fica a nosso critério como vamos reagir a isso. Acredito que os engenheiros, arquitetos e todos os trabalhadores que investiram muito tempo de vida construindo a Bay Bridge ficariam aborrecidos com a indiferença que muitas pessoas tratam essa grande obra, mas quero acreditar que eles de alguma forma já esperassem por isso e que tenham partido para uma próxima grande obra logo em seguida.

Querer desafiar o poder da rotina não me parece algo que valha o esforço, por isso se manter sempre à procura da nossa próxima grande obra me parece a melhor maneira de lidar com os efeitos do tempo.

Este texto foi originalmente publicado no meu blog de fotos. Se você gostou do conteúdo dessa postagem, visite o blog, assim você também pode ler outras publicações e fotos.

--

--

Junior Ales
Medium Brasil

Consultor e desenvolvedor ajudando as pessoas a resolver seus problemas com código e ideias — http://juniorales.com