“O Designer e o Desenvolvedor”: Um conto de falhas

juliana franchin
Medium Brasil
Published in
3 min readJan 19, 2016

--

Era uma vez um designer que pensou em um produto incrível! Essa história acontece mais ou menos assim:

  1. Designer faz um super benchmark de referências de produtos concorrentes
  2. Designer rabisca a nova ideia rapidamente em um papel
  3. Designer monta várias telas lindas com todas as referências de bibliotecas que ele vê pela internet, Dribbble, Behance, etc.
  4. Designer mostra as telas para o desenvolvedor
  5. Desenvolvedor corta 50% da viabilidade das ideias
  6. Designer insiste e mostra as referências que ele viu por aí. É possível!
  7. Desenvolvedor então aceita fazer, mesmo sem estar muito convencido
  8. Desenvolvedor mostra o que foi feito depois de 3 semanas
  9. Designer encontra um monte de problemas e escreve um grande email com tudo que deve ser ajeitado (em um mundo de layout responsivo, esse email geralmente triplica de tamanho)
  10. Desenvolvedor ajeita item por item e responde o email com “Corrigido. Favor validar.”
  11. Isso repete por mais umas 10 vezes
  12. Desenvolvedor libera o ambiente para o cadastro do conteúdo real
  13. Designer percebe que vai ter que fazer uma série de mudanças porque o conteúdo real quebrou

Assim como em qualquer conto de fadas da Disney, parece que os imprevistos e as falhas de comunicação são feitos de propósito, só para que o vilão tenha um motivo para estar lá e para que toda a jornada do herói aconteça. Assistimos ao desenho apenas pensando “Se ela tivesse avisado a alguém que estava indo para a floresta, ela não tinha sido raptada” “Se ela sabia que a bruxa era malvada, por que ela aceitou a maçã?” “Como ele acertou o tiro em todos os guardas no meio do caminho, mas no mocinho passou tão longe?” É muito óbvio! O quão ingênuos eles acham que nós somos para engolir esses erros tão grotescos? Sem essas coisas a história provavelmente não teria graça.

Agora, lendo nosso conto de falhas lá em cima, eu me pergunto: “Por que o designer não mostrou os rabiscos para o desenvolvedor?” “Quando o desenvolvedor leu os itens do email do designer e não entendeu o que era para ser feito, por que ele não foi lá perguntar?” “Por que um email e não sentarem lado a lado e resolverem as pendências?”.

Sério, por que?

Sendo assim, resolvi rescrever essa história para que o conto “O Designer e o Desenvolvedor” teria o final feliz que ele merece:

  1. Designer pensou em um produto incrível
  2. Designer conta para desenvolvedor e os dois, como usuários, buscam por referências de produtos concorrentes
  3. Designer rabisca a nova ideia rapidamente no papel
  4. Designer e desenvolvedor estabelecem o mínimo que o produto pode ter e o que pode ser feito ao longo do caminho
  5. Designer monta vários protótipos lindos com todas as referências de bibliotecas que ele vê pela internet, Dribbble, Behance, etc. COM CONTEÚDO REAL (a.k.a. sem Lorem Ipsum ou stock photos incríveis que não vão ser as imagens do produto final)
  6. Começa a montar a estrutura do que foi projetado pelo designer COM CONTEÚDO REAL (a.k.a. sem Lorem Ipsum ou afhau sd aiuhdsfuaishfg)
  7. Desenvolvedor mostra para o designer o que está sendo feito pelo menos uma vez por semana, sentadinhos um do lado do outro (ou pelo menos compartilhando suas telas em uma conferência da vida)
  8. Desenvolvedor, caso não tenha recebido a informação, pergunta se o destaque vai ter mais de uma imagem, se o carrossel vai voltar do último para o primeiro e se a setinha vai sumir quando apenas tiver um destaque, porque ele também é usuário e sabe como funciona um carrossel em qualquer outro site
  9. Designer vai perceber que falta especificar as regras de alguns elementos e, além dos detalhes do destaque, vai mandar o resto junto
  10. Designer e desenvolvedor vão validar em todos os dispositivos e navegadores. Sim… no IE também!
  11. Nem tudo o que foi projetado no rabisco do designer foi feito no final das contas, mas tudo bem, porque designer e desenvolvedores conversaram sobre isso durante todo esse tempo

E foram felizes para sempre… :)

--

--

juliana franchin
Medium Brasil

Lead UX Designer na Globo+ Recomendadora de podcasts em Eu Amo Podcast ❤