O que abri mão pelo Google Play Música

Do Spotify para o Google Play Música, o que sinto falta.

Comecei a utilizar o serviço de Streaming de músicas da Google, incentivado principalmente pelo anúncio do plano familiar (R$ 22,90 por mês para até seis pessoas). Deixei de lado o Spotify por alguns instantes para testar o Play Música. O serviço é interessante, mas ainda sinto algumas deficiências em relação ao Spotify e listarei as principais dela nesse texto.

#NowPlaying

Um dos pontos fortes do Spotify é além da integração com o Facebook — o que é muito difícil que venha acontecer no Google Play Música — , a possibilidade de acompanhar o que seus amigos estão ouvindo, criando e compartilhando. Já no Google Play Música isso não é possível, não existem perfis.

Playlists

Não existe a possibilidade de compartilhar uma playlist com outro usuário dentro do próprio Google Play Música, já que não há mensagens diretas no Play Música. Acessar uma playlist criada por um amigo? só se ele te enviar o link.

Outro fator desmotivador é que o fato de não ter opção de “importar bibliotecas. Eu tenho várias playslists criadas por mim no Spotify e adoraria poder “copia-las” para o Google Play Música, mas essa opção ainda não existe por lá. Antes que me esqueça, também não dá para criar playlists colaborativas.

As playlists recomendas ainda caminham em passos lentos. No Spotify temos mais playlists contextualizadas (no momento tem uma playlist sobre “O Mundo de Tim Burton” a exposição artistica que está acontecendo no MIS, por exemplo), além da “Descobertas da Semana”, uma playlist com músicas escolhidas — por algoritmo, claro — especialmente para você.

Cliente para Desktop

A única forma de acessar o Google Play Música pelo computador é através do navegador, seja ele o Google Chrome ou qualquer outro. E isso é péssimo! Além de pesar ainda mais o navegador, você acaba correndo o risco de fechar a aba errada.

Perfis de artistas

Um detalhe, os perfis de artistas no Google Play Música não permitem a opção “seguir”. Gostaria de ser notificado quando algum artista favorito meu lançasse um disco, mas por enquanto isso não é possível.

Por enquanto isso é tudo. Outros pequenos problemas aparecem aqui e ali (delay no inicio de uma faixa, por exemplo), mas são esses os principais fatores que me aproximam do Spotify e me afastam do Google Play Música. No texto só citei os pontos negativos, mas há qualidades e potencial no serviço da Google, mas isso fica para outro texto.


Compartilhe com seus amigos no Facebook, Twitter e recomende aqui no Medium. Eu sou o Washington Dutra, também escrevo no Nerd Marombeiro e no blog +DUTRA. Você pode me encontrar nas Redes Sociais:

Twitter | Pinterest | Instagram | Facebook | Flickr | Tumblr