O Sentido das Coisas (ou A Inesperada Beleza de Comer Bolo)

Gabriel Hislla
Medium Brasil
Published in
3 min readMay 10, 2016

Este rapaz ganhou um pedaço de bolo… E o que aconteceu em seguida vai te surpreender.

É uma metáfora, é tudo uma metáfora, sou cheio das metáforas

Tenho uma reflexão pra compartilhar e vou ser bem breve.

Dias atrás o filhinho de um amigo de trabalho teve um aniversário temático dos Vingadores. Esse meu amigo me deu um pedaço de bolo que providencialmente guardei para ser consumido quando eu chegasse tarde de alguma bagunça que fosse rolar naquela noite.

Ao chegar, com fome e precisando de açúcar, saquei da geladeira a sacola na qual estava o grande pedaço de bolo, cortei uma fatia generosa e estava pronto para enfiar o focinho nas mãos, vorazmente triturando o doce, quando lembrei dos pratinhos para sobremesa que tenho na minha estante há anos e nunca fiz proveito. Então, pacientemente, sentei, peguei o pratinho e um garfo e comi como manda a etiqueta.

RT @ComidasFeia

Porque?
Porque pratos de sobremesa existem pra gente comer sobremesas. Garfos existem pra gente dar garfadas.

Mas não dava de comer sem o garfo e o prato?
Dava. É claro que dava. O ponto é que as coisas só tem sentido se dermos sentido para elas. Um prato de sobremesa só vai ser um prato de sobremesa se fizermos dele isso, caso contrário será eternamente um amontoado de cerâmica apodrecendo no fundo do seu armário.

O sentido das coisas é atribuir sentido a elas.

Mas qual o ponto desse ponto? Qual a utilidade dessa metáfora tosca?
O ponto é que nada faz sentido. Nós vivemos em um ponto muito pequeno e confuso de um universo caótico, cruel e complexo e é muita petulância achar que sabe o que está acontecendo. Incertezas. Incertezas por fora, todos os fatores externos para os quais você nunca terá resposta, incertezas por dentro, esse vácuo no teu peito que nunca vai ter fim. O que te faz sair da cama toda manhã?

O único sentido da vida deve ser dar sentido à vida.

Um pedaço de bolo, que é só uma mistura de ingredientes com exagero de açúcar, mas ao mesmo tempo é o símbolo do ritual de aniversário. Que é só mais um dia da semana, mas ao mesmo tempo símbolo do nascimento de uma criança. Que é só mais uma pessoa no mundo, mas qual o sentido dela estar aqui mesmo?

O ser humano é um ser simbólico. Se você não sabe brincar disso vai ter muito problema pra se divertir enquanto estiver aqui.

O único sentido da vida deve ser dar sentido à vida. Ou, talvez, seja só o sentido que eu atribuí. Espero que você atribua um também. Atribua algum. Lembre sempre de meu primo Daniel, que na infância dizia “Pra que tomar banho se eu vou me sujar de novo?”. Havia uma lógica no discurso de Daniel, apesar de agora ele estar morto. Não sei se isso explica o que quero dizer ou deixa mais confuso.

Entende o que quero dizer? Se não entende, tudo bem. Vai continuar sendo bom comer o bolo.

--

--