Fonte: VisionTimes.com

O ser humano late, mas só morde se você correr!!

Gildásio Júnior
Medium Brasil

--

Leia para não ter conclusões precipitadas - se é que isso é possível. :)

Essa frase do título é mais aplicada ao reino animal, mais especificamente, o cachorro. Mas resolvi fazer uma breve comparação com o ser humano e acredito que fui feliz nisso. Vou contar um breve causo para exemplificar melhor.

A história

Às vezes se faz necessário de eu passar por uma determinada rua. E nessa rua, nesse horário em específico, tem um determinado cachorro. A primeira vez que fui passar por lá estava chovendo, então, passei correndo, claro. Foi ai que esse cachorrinho abençoado veio para cima de mim. Latindo, ameaçando morder. Dei duas pisadas firmes no chão e ele se aquietou, mas continuou a latir.

Na próxima vez que precisei passar estava tempo normal, ameno, passei caminhando. Desde longe, lá estava ele latindo. Estava com o fone nos ouvidos, nem dei atenção. Latiu ao vento.

No dia seguinte, passei normal, com o passo adiantado (nesse dia ele tava com o capeta no corpo, só pode! PQP!). O garoto veio pra cima de mim, latindo, com uma cara de feroz.

Ele estava com essa linda cara! Fonte: Canina Blog.

Quase me mordeu. Bati boca mesmo, não ia deixar barato. Gritei para se aquietar - como se fosse adiantar qualquer palavra minha! Mas o tom da voz adiantou - e bati com o pé no chão. Fingi que peguei algo no chão para atirar em sua direção. Ele ficou quieto. Apenas rosnando, mas sentado em seu canto.

Fim da história. Ou não. Se ele me morder qualquer dia desses eu dou um update aqui.

A descoberta

Foi ai que percebi que se fez valer aquela história:

Ele tem mais medo de você que você dele!

Aceitei isso como verdade. Os dias foram seguindo e comecei a passar pelo local com mais pose de valente e tudo mais. Nunca mais ele veio em minha direção. Só deu umas latidinhas de leve ai. Mas ignorei. #recalque.

Pois bem, Tó-tó! Descobri seu ponto fraco! Muahahahaha!!!

A comparação

Pois bem… Num desses dias de criatividade, ao passar por lá comecei ter alguns pensamentos. Não sei o motivo (ou sei, haha) mas me veio a mente uma pessoa com quem já tive o (des?) prazer de trabalhar.

Essa pessoa sempre dava uma de valente. Querendo tudo para ontem. Parecia até que só ele trabalhava. Assim, todos baixavam a cabeça quando ele falava (ou gritava, era mais comum).

Até quando ele me pegou num dia legal. Veio me pedindo (mandando, na verdade) algumas coisas. Informei calmamente que estava bastante atarefado, mas parece que ele não entendia de nenhuma das formas que eu falava.

Pois bem, não satisfeito por eu não fazer o serviço que ele queria, foi choramingar, digo, reclamar com o superior dele que foi até o meu. Vieram os três em fila em minha direção. Pensei: deu merda, partiu, distribuir currículos.

Mas meu gerente, gente fina e sapiente que era, me perguntou com calma o motivo de não ter feito o trabalho. Expliquei, na calma total. Meu superior virou para a dupla porreta e disse o seguinte:

Bem, Gildásio está ocupado com uma tarefa crítica pedida por uma pessoa. Se quiser que ele pare, pergunte a essa pessoa se ele pode deixar de lado isso.

Ambos perguntaram ao mesmo momento, com um tom, digamos, hostil, “E quem raios (para não escrever ‘caralho’) é essa pessoa?”. E meu gerente - já disse que ele é inteligente? - falou o seguinte “Fulano!!”. A questão que esse “Fulano” era simplesmente o dono da empresa!!! Muahahahaha!

Os rapazes saíram, como posso dizer? Pianinho! Da sala. Voltaram somente no dia seguinte. Aparentemente, a tarefa para ontem que pediram hoje podia ser para amanhã.

Conclusão

O que quero dizer, se é que não ficou claro, é que não se deve baixar a cabeça perante as pessoas. Dizer “não” quando te pedem um favor é quase que uma arte. Domine-a e saiba fazer isso no momento correto!

As pessoas costumam querer passar por cima das outras. Não deixe que isso aconteça contigo! Mostre seu valor. Simplesmente isso.

A ideia central do texto é de que alguém sempre vai querer te atacar (morder), mas só vai fazer isso se você deixar se amedrontar (correr), se não, somente latir será a saída dela. Portanto:

O ser humano late, mas só morde se você correr!!

Quer ver meus textos no Medium assim que forem postados? Siga meu perfil ou assine o feed rss dele!

Curte computação? Linux? POGramação? Aparece em meu blog também!

--

--